Votorantim Cimentos
Publicado em 01/04/2019Viga baldrame e sapata corrida: Principais diferenças
São divididas entre fundações profundas e superficiais que são extremamente importantes em edificações de prédiosCréditos: shutterstock

Viga baldrame e sapata corrida: Principais diferenças

Parte importante na execução de um empreendimento é a escolha da fundação a ser utilizada no projeto

 

As vigas são utilizadas para suportar as cargas e são divididas entre fundações profundas e superficiais que são extremamente importantes em edificações de prédios, mas também em obras residenciais. Antes de definir qual opção é a melhor, se faz necessária uma sondagem do terreno para identificar as características do mesmo e também possíveis deformações do solo. Uma parte importante para a execução de um empreendimento é a escolha da fundação  a ser utilizada no projeto entre as principais, podemos citar:

 

Viga em Balanço: Neste caso, toda carga que ela recebe é transmitida em um único ponto de fixação;

Viga Bi apoiada: Esse tipo precisa de dois apoios, que podem ser simples ou engastados, podendo ser do tipo apoiadas, com apoio simples, engastes e bi engastadas;

Viga Contínua: Esse tipo de viga possui múltiplos apoios;

– Viga baldrame: Possui fundação rasa de apoio usada para conectar sapatas isoladas e distribuir melhor o peso (abaixo do nível do solo).

 

É uma viga que sustenta as paredes ao nível das fundações. Deve ser utilizada quando as paredes não estão apoiadas em fundações diretas próprias, denominadas de sapatas corridas. Trabalham conjuntamente com fundações isoladas, que lhes fornecem apoio. As vigas baldrames são vigas com as mesmas características das demais vigas estruturais do edifício, devendo receber unicamente um cobrimento de armaduras maior que as demais vigas do edifício, para proteger as armaduras de eventuais agentes agressivos que podem conter nos subsolos.

 

Fundação sapata é uma das mais comuns no Brasil suportando grandes cargas da edificação

Já a sapata é uma alternativa de fundação que tem a função de distribuir a carga da superestrutura da edificação para o solo. Esse tipo de estrutura é contínua e a de fundação onde a carga é distribuída de forma contínua e não pontual. As sapatas corridas são fundações diretas. São utilizadas quando os solos superficiais têm boa capacidade portante.

 

Diferença entre viga baldrame e sapata corrida

Entre os principais cuidados a serem observados é que as sapatas corridas devem ser assentes a uma profundidade mínima para evitar seu descalçamento diante da possibilidade do terreno adjacente ser revolvido e a principal diferença é que as vigas baldrames, nesta circunstância, exigem fundações independentes, que têm a função de apoio. As sapatas corridas já fazem o papel de fundação.

 

Contribuíram para essa matéria:

Henrique Dinis, professor de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Elizabeth Montefusco, professora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia.

 

Não é preciso gastar muito para repaginar o ambiente utilizando vários tipos de textura de parede diferentes. Quer saber mais? Acesse:

https://www.mapadaobra.com.br/gestao/textura-de-parede/

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X