Publicado por Carla Rocha em 08/11/2021Tipos de concreto: entenda as diferenças de cada
Existem diferentes tipos de concreto para cada estrutura, que são avaliados pelos engenheiros e projetistas no momento em que é definido o projeto estrutural da construção.Créditos: Shutterstock

Tipos de concreto: entenda as diferenças de cada

O concreto pode ser classificado em duas opções: estrutural e não estrutural

O concreto é um dos insumos básicos mais utilizados na construção civil. Isso porque, ele é o que compõe a maioria das estruturas de uma edificação, como fundações, lajes, pilares e vigas. Tais elementos necessitam deste material para serem concebidos juntamente com o aço. O concreto pode ser classificado em duas opções: estrutural e não estrutural.


O primeiro, geralmente, é utilizado na estrutura de uma construção, quando existe a necessidade de uma resistência maior, ou seja, para manter uma construção de pé. Já o segundo, como o concreto magro, que costuma ser utilizado nas demais partes não estruturais de um prédio ou casa, possui uma resistência menor.


No entanto, existem diferentes tipos de concreto para cada estrutura, que são avaliados pelos engenheiros e projetistas no momento em que é definido o projeto estrutural da construção. O concreto usinado, por exemplo, é um tipo de produto bastante utilizado nas obras de construção civil.


Porém, quando utilizado em obras de pequeno porte, ainda é comum encontrar o concreto virado em obra (aquele que funciona da mistura de cimento, com areia, água e pedras/britas). Para essa modalidade, a mistura e homogeneização do concreto são feitas in loco, contrariamente aos concretos usinados que possuem procedimentos mais adequados de preparação, sejam em usinas misturadoras ou apenas dosadoras.


Segundo a engenheira especialista, Vania Alcazar Narducci Felício, os concretos mais utilizados e populares nas obras são o concreto convencional e o bombeável ou bombeado. “A diferença entre eles é o abatimento (mais ou menos fluído) e o tipo de lançamento, ou seja, método de aplicação na obra”, ressalta.  

Convencional: 

Concreto mais denso, com abatimento até 80 mm, aplicado em estruturas com armações com maior espaço entre si. Lançado diretamente nas fôrmas utilizando carrinhos de mão, giricas, caçamba, balde entre outros dos quais auxiliam os colaboradores no lançamento. Podendo ser usinado ou rodado na obra com auxílio de betoneiras estacionárias. 

Bombeável: 

Concreto com maior fluidez, com abatimento maior de 80 mm, aplicado com auxílio de uma bomba podendo ser estacionária ou em forma de caminhão. Este concreto geralmente é usinado e com maior trabalhabilidade atendendo a concretagem com maior alcance de longas distâncias e densidade de armação. 

O concreto bombeado tem sido muito utilizado, principalmente, para trazer mais agilidade às obras. O sistema de bombeamento de concreto funciona como uma bomba para impulsionar o material do caminhão até o local em que ele será aplicado. Com isso, o trabalho fica mais fácil de ser executado e pode ser realizado em poucos processos. Basta instalar a bomba no canteiro, montar a tubulação responsável por transportar o concreto até o local de aplicação, executar o bombeamento e finalizar o trabalho, removendo a tubulação.

Customização: o concreto ideal para cada necessidade

A customização não está ligada diretamente ao seu uso específico em um projeto, mas principalmente, à técnica de aplicação utilizada. Por exemplo, caso o canteiro esteja muito distante do local de aplicação e o ponto onde o caminhão-betoneira está parado, existe a necessidade de dosar o concreto e, principalmente, no caso do concreto bombeável, para que consiga manter a sua qualidade mesmo com toda a distância.


Se o uso pede um endurecimento mais rápido da mistura, para liberar pavimentos ou para conter um talude ou um túnel, a dosagem também muda, e assim, a concretagem pode ser feita com maior agilidade. Para cada necessidade, a Engemix elabora um novo produto que pode conter também aditivos e adições que são inseridos na mistura de concreto para melhorar o seu desempenho, que surgiu a partir da necessidade de características especiais para o concreto de acordo com cada tipo de obra.

Quer saber mais sobre cada tipo de concreto? Acesse:

https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/tipos-de-concreto-qual-escolher-para-sua-obra

Compartilhe esta matéria
21185

Mais lidas

Veja também

X