Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Obtenha planilha de controle de vendas e fluxo de caixa!

Saiba como inserir dados e controle seus resultados financeiros, garantindo lucratividade para sua loja de materiais de construção

Publicado em 04/10/2018Escolha o tipo de lareira ideal para a sua casa
Existem diversas opções no mercado para substituir a lareira à lenha e compor apartamentosCréditos: Shutterstock

Escolha o tipo de lareira ideal para a sua casa

Várias opções no mercado possibilitam qualquer cliente a instalar uma lareira em sua residência

Para atender todos os tipos de consumidores, as fabricantes de lareiras, hoje, possuem diversos tipos de lareiras desde a tradicional àquela em 3D, que sequer faz alguma sujeira e é no lugar de lenha, é acesa com o uso de controle remoto.

As diversas opções, no entanto, são importantes para atender, principalmente, aquele público que desejava ter uma lareira em sua casa, porém, por questões atreladas à infraestrutura, não conseguia. “Hoje em dia a gente tem bastante opção para colocar lareira em apartamentos, em locais que não estão previamente preparados para receber uma lareira tradicional que é uma lareira à lenha”, afirma Denise Polonio, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Na composição de lareiras como de etanol, ecológica e elétrica, não é preciso de alvenaria.

Pode ser utilizado mármore, granito, metal, inox, aço. Muitas vezes, o fabricante pode sugerir que tipo de lareira é mais adequado e os materiais que podem ser utilizados para sua concepção. Com relação aos formatos e modelos de lareira, também é possível inovar nos desenhos desde que se siga as especificações técnicas fornecidas pelo próprio fabricante.

Outra questão importante na hora de escolher que tipo de lareira é mais adequado para sua residência é verificar as necessidades de manutenção. A lareira à lenha, por exemplo, gera muitos resíduos como fuligem e exige uma limpeza periódica. As lareiras à gás e ecológica são mais fáceis de limpar, precisando apenas de um pano úmido. Já a elétrica não precisa de nenhum tipo de manutenção.

 

Tipo de lareira

À lenha: O modelo tradicional usa, como combustível, toras de madeira. Em geral, tem que ter uma estrutura de alvenaria e chaminé. Existem medidas que precisam ser respeitadas para a fumaça não retornar. É preciso utilizar tijolo refratário para a lareira, devido ao calor, não trincar e também seguir uma série de dados técnicos. “Essa lareira é interessante porque, o que faz com que uma pessoa diante das demais opções que existem hoje no mercado acabe optando por uma lareira tradicional à lenha, é o barulho do fogo e o ritual de ter que alimentar essa lareira”, acredita a docente.

Ecológica: As lareiras ecológicas são lareiras que não precisam de lenha. Ela utiliza para aquecer, uma composição de álcool e etanol. Como é realizada dessa forma, não precisa de chaminé e não gerar resíduos, como fuligem. Apresenta uma potência média para esquentar o ambiente, um pouco inferior à lareira à lenha.

À gás: Esse tipo de produto necessita, basicamente, de uma alimentação do gás natural. Ou seja, é preciso realizar todo o preparo com tubulação de cobre. Como utiliza o gás para gerar calor, precisa ter uma exaustão. “Essa lareira à gás foi usada bastante antes da lareira elétrica surgir. Ela utiliza pedrinhas vulcânicas para retenção do calor e também decoração.

Elétrica: A lareira elétrica funciona como um aquecedor em que se usa imagens em 3D das labaredas para simular uma lareira real. Normalmente, utiliza-se uma tela de LED para essa projeção virtual e ela é ligada por meio de controle remoto.

 

Agora, saiba mais sobre a utilização de britas na decoração: http://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/conheca-diferentes-tipos-de-brita-na-construcao-e-decoracao/

 

 

Compartilhe esta matéria

Planilha de controle de vendas e fluxo de caixa

Baixe o e-book gratuito e comece a inserir as entradas e saídas de suas vendas para garantir melhores resultados!

Mapa da Obra - E-book
X