
Serviço de pedreiro: pontos de atenção no planejamento e no pós-obra
É importante respeitar tempo de cura do concreto e adiantar outras partes da obra
Sabemos que a contratação do serviço de pedreiro deve ser feita de forma analítica e garantindo que o profissional contratado tenha as aptidões necessárias para a execução da obra ou do serviço previsto. Mas para que isso ocorra e as expectativas sejam esclarecidas, é importante que a própria contratante tenha clareza sobre o que demanda. Por isso, o ideal é atentar-se a alguns itens que devem ser analisados e reforçados tanto no planejamento da obra quanto no pós-obra, garantindo uma nova obra ou uma reforma sem sustos.
Para Gustavo F. Silva, azulejista especializado e apresentador do Canal do YouTube Papo de Obra, o primeiro ponto durante o planejamento de uma obra que se leva em consideração é a avaliação do local. “Se vou construir uma casa, preciso entender qual é o tipo de solo e o serviço de fundação. O engenheiro precisa tirar a topografia para entender qual a fundação ideal”, ressalta.
Em cima disso, o engenheiro desenvolve o projeto estrutural e o arquiteto faz um projeto arquitetônico. A partir daí, começa a parte prática onde o empreiteiro vem e faz o planejamento, o cronograma e uso dos materiais etc. “É importante verificar também se a obra a ser realizada será em tempos de chuva para não atrapalhar o andamento já quando está tudo ok, checar as datas e os materiais com o dono, para saber quando vou começar a obra propriamente dita”, ressalta.
As lajes que utilizam o concreto em sua execução podem ter alguns tipos distintos, tais como as lajes moldadas in loco maciças em concreto armado (CA), pré-moldadas, pré-fabricadas, em concreto protendido (CP), lajes nervuradas e as lajes Bubbledeck. As mais utilizadas no Brasil são as lajes maciças em concreto armado (CA) e também as lajes pré-fabricadas. As lajes nervuradas possuem certo destaque, contudo, suas aplicações, normalmente, se dão e são viáveis economicamente em grandes vãos.
Dicas e cuidados para aplicar na obra durante e após a entrega
Quando se fala na construção de casas, onde é feita uma concretagem, é importante respeitar o tempo de 14 dias de cura do concreto e, durante esse período de cura, a obra não pode ficar parada, então, o ideal é que o profissional da obra já comece a adiantar outras partes como as tubulações, a impermeabilização dos baldrames, as caixas de esgoto etc. “Depois vem a parte da alvenaria, onde também é preciso respeitar o tempo de cura antes de colocar a laje”, destaca.
Nesse meio tempo também serão observadas as tubulações hidráulicas e elétricas, e é preciso deixar tudo preparado. Na parte da laje também vem a parte da cura, nivelamento, contrapiso etc. “Eu fiz uma fundação, então, não posso imediatamente jogar a alvenaria em cima porque tem o tempo de cura, que é o mínimo de 14 dias, para só então iniciar a concretagem da fundação”, complementa.
Algumas dicas para o serviço de pedreiro:
– Cuidado com a escolha de revestimento, pintura e acabamentos de qualidade.
– Construtor deve oferecer um prazo de 5 anos de acompanhamento da obra.
– Deixar claro para o cliente o prazo de manutenção (movimentação natural do solo).
– É muito importante ter atenção para proteger as paredes e os materiais da chuva e do vento.
Reforma de imóveis
No caso de reformas de imóveis, funciona, basicamente, da mesma forma, o que muda são os processos, mas os cuidados são bem parecidos. Também é necessário ter o acompanhamento de um profissional e atenção aos prazos de cura do concreto. Existem os mais variados tipos de cura, então, é preciso ter atenção e tomar alguns cuidados na hora de escolher o tipo de cura ideal para cada situação.
Para finalizar, é importante ressaltar para o consumidor, ou seja, o futuro morador da casa, que é fundamental cuidar dela mesmo após a entrega. Atentando-se para as formas corretas de uso, seguindo as orientações de cada fabricante e também o prazo de manutenção para garantir a durabilidade dos materiais.
Quer saber mais sobre os tipos de cura do concreto? Acesse:
https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/cura-concreto-obras/