Votorantim Cimentos
Publicado em 22/07/2014Caixa de gordura: saiba como instalar

Caixa de gordura: saiba como instalar

Em PVC ou alvenaria, caixa de gordura evita entupimento do sistema hidráulico de cozinha

A existência da caixa de gordura é tão fundamental à habitabilidade de uma residência quanto se preocupar com conforto térmico ou acústico. Ela contribui para o bom funcionamento do sistema de esgoto, impedindo que a gordura despejada nos ralos da cozinha misture-se à água da louça e caia diretamente na rede coletora.

Ao evitar que a gordura se acumule nas fossas, a caixa protege o sistema hidráulico residencial – é esta gordura que provoca entupimentos. Para isso, o equipamento é instalado em algum ponto entre a pia da cozinha e a rede coletora de esgoto ou fossa, realizando a separação dos materiais a partir de um processo físico-químico.

A gordura é mais leve que a própria água, por isso a mistura acumulada na caixa, vinda do ralo da pia, deixa a camada de gordura flutuar. Uma divisória interna funciona como filtro, de forma a liberar a água da mistura, e reter a gordura – que será depois retirada da caixa, manualmente, ou com limpeza mecânica, por empresa especializada.

Há dois modelos de caixa de gordura: em PVC ou alvenaria (blocos ou tijolos). Caixas de PVC podem ser compradas em lojas de materiais de construção, e já vêm com um cesto acumulador de gordura – o que facilita a limpeza manual.

“A manutenção da caixa de alvenaria é feita uma vez a cada seis meses, por empresa especializada”, explica o professor Ronaldo Takeshi Suzuki, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela possui um sifão que detém a gordura dentro da caixa, impedindo que seja transportada pela tubulação hidráulica.

Foto: Divulgação Tigre

Você já conhece a Liga para Massa Itaú? Essa é a melhor escolha para preparo de argamassa 

Botão Site

  • Separe todas as peças e confira o conteúdo da embalagem. Ajuste o anel giratório conforme necessidade da instalação e depois faça a soldagem das partes com adesivo plástico - Foto: Divulgação Tigre
  • Monte as partes da caixa de gordura (porta-tampa e anel giratório) aplicando adesivo plástico entre as partes - Foto: Divulgação Tigre
  • Encaixe manualmente as peças, empurrando até encostar ao fundo da bolsa - Foto: Divulgação Tigre
  • Encaixe a cesta de limpeza na caixa - Foto: Divulgação Tigre
  • Encaixe a tampa reforçada ao porta-tampa da caixa antes de concretar ao redor - Foto: Divulgação Tigre
  • A caixa deve ser assentada sempre sobre uma camada de areia bem compactada, lançada no fundo da vala da rede de esgoto. O solo de reaterro em volta da caixa deve ser muito bem compactado para garantir um apoio firme para o porta tampa. Faça o acabamento do piso em volta do porta-tampa com a tampa instalada, para evitar deformação lateral - Foto: Divulgação Tigre
Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X