Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 11/07/2019Revestimento de cozinha: como escolher o material ideal
A argamassa escolhida deve apresentar qualidade e aderência ao materialCréditos: shutterstock

Revestimento de cozinha: como escolher o material ideal

É preciso considerar revestimentos de fácil limpeza e com superfície menos porosa

Dentre os cômodos de um imóvel, a cozinha é um dos que mais necessita de cuidados. Por ser um espaço que recebe muita umidade e gordura, levando em consideração que ali se prepara alimentos, na hora de escolher os revestimentos de cozinha que vão compor esse acabamento é preciso analisar aqueles que não apresentam superfícies porosas e são mais fáceis para limpar.

“É preciso evitar superfícies rugosas, difíceis de limpar e muito porosas – cuja superfície tenha alta aderência de gorduras, fungos e bactérias. As superfícies devem ser lisas e fáceis de limpar”, afirma João Carlos Gabriel, professor de engenharia civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Dentre os diferentes tipos de revestimentos que podem ser aplicados nas cozinhas, estão: pintura acrílica, azulejos, ladrilhos, mosaicos, pastilhas, porcelanato em madeira, mármore, cimento queimado, pedras como limestones, slates e basaltos, entre outros.

Na hora de escolher o tipo de revestimento é preciso considerar também aquele que apresentará harmonia com o ambiente. “Sugere-se uma superfície mais clara para facilitar a iluminação do espaço. O material escolhido deve estar de acordo com o padrão dos móveis da cozinha e também com os eletrodomésticos”, orienta o professor João Carlos Gabriel.

Na hora da aplicação, as superfícies devem ser limpas, sem adesão de poeiras e também lisas. A argamassa utilizada para a fixação das cerâmicas deve ser de qualidade e o profissional escolhido deve ter experiência e realizar as atividades com precisão.

Como escolher a argamassa para revestimento de cozinha

Antes de escolher a argamassa para assentar os revestimentos de cozinha é necessário considerar a sua tipologia. A Votorantim Cimentos, por exemplo, tem dentro da sua linha de argamassas, a Votomassa, materiais para cada tipo de revestimento e necessidade da obra.

Conheça algumas delas:

Votomassa AC I Cerâmica Interna: ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas, pisos e paredes;

Votomassa AC II Cerâmica Interna e Externa: ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas e externas, pisos e paredes;

Votomassa AC III Flexível (cinza ou branca): ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores e granitos em áreas internas e externas, pisos e paredes, inclusive em piscinas, fachadas;

Votomassa Porcelanato Interno (cinza ou branca): ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos e porcelanatos em áreas internas, pisos e paredes;

Votomassa Pastilhas: ideal para assentar e rejuntar simultaneamente pastilhas de vidro e porcelana.

Votomassa Cola Tudo (cinza ou branca): ideal para assentamento de revestimentos de grandes formatos e/ou baixa espessura, pedras naturais, cerâmicas, porcelanatos, pastilhas de porcelana e pastilhas de vidro, em áreas internas e externas inclusive fachadas, piscinas e instalações submersas.

Quer saber mais sobre revestimentos? Descubra os tipos de porcelanatos existentes no mercado:

https://www.mapadaobra.com.br/gestao/revestimento-porcelanato/

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Instalações Hidráulicas

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X