Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Carla Rocha em 24/06/2020Projeto de casas: entenda o que considerar em cada fase
Planejamento é fundamental para garantir a construção de uma casa de forma assertiva.Créditos: Shutterstock

Projeto de casas: entenda o que considerar em cada fase

Planejamento e concepção correta de todos os projetos são fatores fundamentais na construção

A construção de uma casa é o sonho da vida de muitas pessoas em todo o mundo. E muitas delas, na ânsia de conquistar o seu lugar para morar, acaba metendo os pés pelas mãos ao começar uma construção sem ter definido o projeto com todos os seus detalhes. Por isso, considerar cada um dos projetos ao idealizar um projeto de casas, suas características e necessidades, além de escolher corretamente os materiais construtivos é fundamental antes de começar qualquer tipo de obra.


“Com foco na construção teremos, após definido o projeto arquitetônico e projetos complementares (por exemplo: legais, de fundações, estrutural, de instalações, paisagístico), também definido o sistema construtivo, além de definir cronograma físico e financeiro. O uso de tecnologias de ponta trará enorme benefício ao produto finalizado e assertividade nas etapas construtivas, além da economia desejada”, Soraya Arida Katchvartanian, professora de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia.


Ainda, de acordo com a docente da Mauá, um grande diferencial na Engenharia de Construção, além de mercadológico e comercial, é o BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), “ele apresenta um histórico sempre atualizado da vida da edificação, onde o corpo de engenheiros tem uma visão holística da simulação do produto finalizado e seus ajustes técnicos (incluindo design, cores, materiais, texturas), assim como também o futuro usuário/comprador do imóvel pode visualizar simultaneamente todos os projetos em 3D em passeio virtual”, explica Soraya.


Além da possibilidade de contar com recursos tecnológicos, também é preciso seguir as normas técnicas que são referência no setor da construção civil. Uma das principais, na garantia da durabilidade das edificações, é a ABNT NBR 15.575:2013, mais conhecida como Norma de Desempenho. “Não menos importante temos que atentar para o uso e manutenção da residência. Devemos atender a NBR 15.575 norma de desempenho/habitabilidade a fim de que a residência possa atender plenamente a sua vida útil de projeto”, destaca a professora.

 

Projeto de casas: entenda as fases

Após conceber o projeto é preciso garantir que cada uma das fases seja executada de forma correta e também com otimização de custos, recursos e redução de desperdícios. Contar com mão de obra qualificada também é um item indispensável para toda a obra e que deve ser frequente em cada uma das fases.

Fundação: é a fase inicial da obra e consiste em executar a base de uma construção se tornando a infraestrutura da edificação, que fica localizada abaixo do solo.

Estruturas: a fase estrutural é uma das mais importantes das construções e é responsável pela execução das lajes, vigas e pilares. Nela, é preciso considerar a resistência dos elementos, isso porque, esses elementos serão responsáveis por absorver as cargas da edificação.

Vedações: as vedações são responsáveis pelos fechamentos internos e externos da edificação e, diferentemente das estruturas, não possuem características para absorver a carga da mesma.

Fachada: é, basicamente, a parte frontal da obra – podendo ser considerada a face de uma casa. É comum que se escolha elementos e materiais mais caros e sofisticados para essa parte da casa.

Cobertura: consiste no telhado da casa. As coberturas podem ser concebidas com vários tipos de elementos, como concreto, cerâmica ou madeira.

Instalações: as instalações elétricas e hidráulicas são realizadas logo ao final da obra, depois da estrutura pronta. Aqui, é necessário ter atenção às fiações e aos tubos e conexões, por exemplo.

Acabamentos: consistem na colocação e aplicação de pisos, revestimentos e azulejos. Todos os aspectos de pintura também devem ser considerados aqui.

Quer saber mais sobre a importância da durabilidade das estruturas? Confira o Papo Construtivo relativo ao tema: https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/estruturas-de-concreto/

 

 

Compartilhe esta matéria

Confira as obras brasileiras do Papo Construtivo

Baixe o e-book e descubra!

Mapa da Obra - E-book
X