Votorantim Cimentos
Publicado por Carla Rocha em 22/10/2020Pintura de parede: dicas para renovar os ambientes
Cores claras podem ser grandes aliadas para quem busca melhorar a iluminação do ambiente.Créditos: Shutterstock

Pintura de parede: dicas para renovar os ambientes

Pessoas têm passado mais tempo em casa e valorizado cada vez o seus espaços

Com a pandemia da COVID-19, as pessoas estão percebendo que a casa precisa ter um aspecto multiuso. Se antes a casa era vista apenas como um espaço de dormitório, agora é preciso que ela atenda todas as necessidades dos moradores, uma vez que a as famílias estão ficando mais em suas residências e criando novos hábitos de consumo, é facilmente percebido que é necessário se ter um lugar  para o trabalho e outro para descanso, minimamente falando.


Com o crescimento do número de pessoas pintando seus próprios apartamentos e ousando mais, as marcas de tinta têm deixado cada vez mais claro no rótulo, os materiais aos quais aquele tipo de tinta se destina e já existem aplicativos de celular que através de algumas informações inseridas pelo usuário, auxiliam a encontrar a cor e a tinta correta para o efeito desejado para a pintura de parede. Como regra geral, todos os ambientes podem ter qualquer cor, a única ressalva se dá nos quartos onde cores muito chamativas podem impedir que o morador consiga relaxar e descansar por conta do alto estímulo visual.


Para o arquiteto Davi Brito, as pinturas mais geométricas e gráficas, com duas ou mais cores, podem dar um ar mais moderno para quartos de crianças ou adolescentes. Assim como cores mais escuras podem trazer aconchego a espaços muito grandes ou com pé direito muito alto. Uma dica importante é se atentar se o acabamento será utilizado para o ambiente externo, com maior ação do sol e da chuva, ou interno. Além disso, tintas com acabamento acetinado tendem a ser mais fáceis de limpar e manter do que as opções com acabamento fosco.

 

Bônus: dicas para renovar o ambiente de maneira fácil

A cor ideal de um ambiente está diretamente relacionada ao tamanho do ambiente e a quantidade de luz natural que ele recebe. Como regra geral, ambientes maiores e mais bem iluminados permitem utilizar cores tanto claras quanto escuras sem comprometer o espaço, mas o mesmo não é válido para ambientes pequenos e pouco iluminados, que devem ter em sua maior porção tons mais claros para não diminuir visualmente o seu espaço.
Para o arquiteto, a orientação para quem prefere cores claras é fugir do amplamente utilizado “branco neve”, que torna tudo muito claro e impessoal, e investir nos tons descritos como “off white” nas cartelas de cores das marcas de tinta, que são brancos com uma quantidade quase imperceptível de outro tom como cinza, bege, azul, e que conferem mais aconchego aos espaços por não ser um branco puro. “Em ambientes pequenos, pintar as paredes e a porta da mesma cor ajuda a dar a sensação de ampliar o espaço”, destaca. Confira abaixo mais algumas dicas para acertar na hora de renovar o ambiente:

  • Um ambiente escuro pintado com um tom escuro se tornará visualmente ainda menor. Nesse caso, o melhor é optar por um tom intermediário da cor escolhida e apostar em móveis mais escuros para dar o peso visual desejado sem diminuir visualmente o espaço. 
  • Cuidado ao escolher a iluminação com lâmpadas LED. Lâmpadas com 2700K e 3000K tem cor branco quente e são ideais para sala, quarto, banheiro, sendo também aceitas para cozinhas quando integradas com a sala.
  • Em ambientes que exigem maior concentração ou atenção é melhor utilizar lâmpadas 4000k (branco neutro).

 

Principalmente nos últimos meses, em que as pessoas estão passando mais tempo em casa e valorizando cada vez mais os seus espaços, a maior prioridade de investimento tem sido em materiais de construção, móveis e decoração. Fazer uma reforma ou adaptação para trazer mais leveza e aconchego ao ambiente pode fazer toda a diferença para o dia a dia. “Muitas vezes uma simples mudança de cor do ambiente para um tom mais claro pode deixá-lo mais amplo e mais iluminado sem que nada mais precise ser alterado”, destaca Davi Brito.

 

Confira também os produtos mais vendidos durante a pandemia:

https://www.mapadaobra.com.br/negocios/produtos-pandemia/

Compartilhe esta matéria
19567

Mais lidas

Veja também

X