Mapa da Obra - E-book

Guia de ferramentas para profissionais da obra

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 08/09/2021Sistema fotovoltaico: veja como instalar painéis solares
O primeiro passo antes de realizar a instalação dos painéis solares é a conversa com o cliente a fim de entender melhor sobre o consumo de energia.Créditos: shutterstock

Sistema fotovoltaico: veja como instalar painéis solares

Utiliza as placas para captar a irradiação solar e transformá-la em energia elétrica

O esquema de funcionamento de energia solar fotovoltaica baseia-se na utilização de painéis solares que captam a luz do sol, por meio do efeito fotovoltaico, ou seja, a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente em um material, após este ser exposto à luz.

No Brasil, existe um grande potencial para estabelecimento de um plano de energia solar, por conta de sua grande incidência em raios solares, que favorece a produção de energia dentro deste sistema, o que gera uma economia de até 95% na conta de luz. Para Edimárcio Neres, técnico eletricista da Decisão Solar, o primeiro passo antes de realizar a instalação dos painéis solares é a conversa com o cliente a fim de entender melhor sobre o consumo de energia do mesmo para também obter informações a fim de definir a quantidade de placas e inversores. “Depois que é feito esse dimensionamento e definição de onde será feita a instalação, entra a parte burocrática, que é entrar em contato com a concessionária de energia do Estado para fazer a homologação do sistema”, ressalta.

Desafios do sistema solar

Edimárcio explica ainda que, como esse tipo de sistema tem se popularizado agora, o preço dos equipamentos e do sistema costuma ser um impeditivo para os clientes. “A vantagem do sistema é a economia de energia a longo prazo, pois a depender da taxa de iluminação pública de cada concessionária, ele não fica isento da conta dessa taxa, mas uma conta de 500 reais, ele paga o mínimo que é de 80 reais. Gera uma economia muito grande”, aponta. “Então, é um sistema vantajoso a longo prazo, pois se a pessoa paga 10.000 reais por mês, em um ano ela paga 120.000 reais. Logo, se ela faz o sistema fotovoltaico, em questão de três anos, ela paga o sistema”, complementa.

Veja 5 passos para entender como a energia solar funciona:


Já Wendel complementa que o sistema fotovoltaico é um investimento a longo prazo que trará um retorno que compensa o custo, além de uma economia de mais de 90% no consumo e na conta de energia. Ainda segundo ele, o maior desafio da elaboração de um projeto de energia solar fotovoltaica é fechar um orçamento, pois o custo do sistema costuma ser bem alto. Vale destacar que existem dois tipos de sistemas: o on gride, que é quando o sistema gera energia para utilização própria e que ele pode transferir a energia não utilizada para a concessionária, gerando créditos. Já o sistema off gride é um sistema mais caro, porém, não depende da concessionária. “Nesse caso, é instalado o mesmo sistema de placas solares, mas para gerar energia são instaladas baterias que irão acumular a energia gerada pelas placas durante o dia para serem utilizadas posteriormente”, ressalta.

Instalação de painéis solares: a importância da segurança no trabalho

A segurança no trabalho é um fator primordial para o profissional que irá instalar o sistema, pois, todos os lugares que é feita a instalação de painéis solares costuma ser muito alto, então, o uso de cordas e cinto de segurança, capacete e os demais EPI’s é fundamental. De acordo com Wendel Diogo, graduado em energia elétrica e sócio da Decisão Solar, o sistema fotovoltaico pode ser instalado em residências, comércio e indústrias ou áreas agropecuárias. “Onde tiver energia solar pode ser convertida em energia elétrica. É um processo simples e seguro com utilização de equipamentos com certificação do INMETRO”, complementa.

O sistema fotovoltaico utiliza as placas para captar a irradiação solar e transformar em energia elétrica, logo, o inversor de frequência converte a energia contínua que sai das células fotovoltaicas que saem das placas em corrente alternada que é utilizada nos equipamentos eletroeletrônicos. “A energia gerada pelo sistema é utilizada nos equipamentos e o excedente é entregue para a concessionária gerando um crédito energético que tem validade de até 5 anos”, complementa.

A sustentabilidade deve ser planejada em projeto e estar presente desde o canteiro de obras. Entenda: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/materiais-alternativos-aumentar-sustentabilidade-brasil/

Compartilhe esta matéria

Novidades das ferramentas para pedreiros

Quero conferir!

Mapa da Obra - E-book
X