Publicado por Votorantim Cimentos em 06/06/2024Os principais mitos e verdades sobre pavimento de concreto
Os principais mitos e verdades sobre pavimento de concretoCréditos: Pavimento de Concreto (www.pavimentodeconcreto.com.br)

Os principais mitos e verdades sobre pavimento de concreto

Em ascensão no Brasil, a solução em concreto ainda causa dúvidas sobre durabilidade, custo e aplicações.

O concreto é um material versátil, amplamente utilizado para a construção de edificações, estradas, pavimentos, calçadas e diversos outros produtos da engenharia civil. Mas, embora seja um material conhecido e comum, sua aplicação pode deixar uma série de dúvidas para profissionais da área.

Quando falamos em pavimento de concreto, uma solução viável, econômica e tecnológica em comparação ao pavimento de asfalto, muitos mitos ainda rondam o assunto. Por isso, é importante entender bem quais informações são verdadeiras ou falsas para garantir o melhor para o seu projeto.

Neste texto, desvendaremos os principais mitos e verdades sobre o pavimento de concreto, também conhecido como pavimento rígido. Acompanhe!

1. O pavimento de concreto é mais durável

Essa é uma grande verdade e, também, um dos maiores benefícios do pavimento de concreto. Devido à sua composição e resistência, uma superfície desse material pode durar duas vezes mais do que uma feita com pavimento asfáltico, chegando a 20 anos sem a necessidade de manutenções complexas.

2. Pavimento de concreto é mais caro

Mito! É justamente o contrário: por ter uma vida útil tão grande, o investimento se paga rapidamente, em especial se considerarmos o desgaste de outros pavimentos, como o de asfalto. Como seu índice de manutenção é muito inferior, praticamente não haverá custos posteriores.

3. Não existem equipamentos para construção de pavimento de concreto no Brasil

Outro mito. O Brasil tem inúmeras empresas que fornecem materiais, equipamentos e serviços para o desenvolvimento e a execução de pavimentos de concreto. Se você está considerando essa solução para o seu projeto, não terá problemas em encontrar uma que atenda à demanda.

4. É uma solução nova

Mito. O pavimento de concreto existe e é utilizado há mais de um século. Nos Estados Unidos, por exemplo, sua primeira utilização data de 1891. Já o Brasil tem evidências de aplicação desde 1926, reforçando a confiabilidade do pavimento rígido.

5. É apenas para calçadas e condomínios

Aqui temos mais um mito, já que o pavimento de concreto pode ser empregado não apenas em grandes obras, como rodovias, mas em uma variedade de projetos, incluindo loteamentos e vias urbanas.

6. Exige o uso de máquinas grandes

Mito. Diferentemente do pavimento asfáltico, o pavimento de concreto não exige máquinas de grandes proporções para sua aplicação. O Pavimento Urbano de Concreto (PUC), por exemplo, necessita apenas de betoneira, vibrador, régua vibratória, vassoura para texturização e equipamentos para o corte das placas.

7. Sua cor traz mais conforto e segurança aos usuários das vias

É verdade! Além de ser mais neutra, sua tonalidade acinzentada e clara facilita a iluminação ao refletir mais luz. O pavimento de concreto também não aquece tanto com a incidência de sol como acontece com o asfalto, o que proporciona conforto térmico.

Além disso, por sua rigidez e alta reflexibilidade, o pavimento rígido é mais resistente às condições severas do clima, podendo ajudar as cidades a serem mais resilientes diante das mudanças climáticas.

Os mitos sobre pavimento de concreto podem dificultar que ele seja utilizado em projetos que se beneficiariam desse tipo de solução. Por isso, estar bem-informado e conhecer as principais vantagens dessa alternativa é um diferencial importante para quem deseja se destacar e oferecer serviços ainda mais qualificados.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/pavimento-urbano-de-concreto-puc-vantagens-e-comparacao-com-pavimento-asfaltico/

Compartilhe esta matéria
25786

Mais lidas

Veja também

X