Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descarte de entulho: Como realizar de forma correta?

Confira as dicas para atender as regulamentações e promover sustentabilidade no canteiro de obras

Publicado em 24/09/2018Conheça os principais materiais betuminosos
Asfalto é o material betuminoso mais utilizado no BrasilCréditos: Shutterstock

Conheça os principais materiais betuminosos

Com características elásticas, o asfalto é o material betuminoso mais utilizado na pavimentação

Compostos por betume, os materiais betuminosos são mais conhecidos por suas tipologias. Dois tipos de materiais comuns dessa categoria são o asfalto e o alcatrão. De acordo com a professora Flaviane Melo Lopes Vallejo, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, no Brasil, os termos materiais asfálticos e materiais betuminosos são tratados como sinônimos, sendo o primeiro mais utilizado. “O alcatrão já não é mais utilizado devido ao seu potencial cancerígeno”, explica a docente.

Muito utilizado na construção civil como impermeabilizante, o asfalto, na verdade, tem sua maior e mais importante presença na pavimentação. A grande maioria dos pavimentos rodoviários e urbanos, ao redor do mundo, possuem revestimento asfáltico, de acordo com a representante do Instituto de Tecnologia Mauá.

Na pavimentação, o asfalto ou Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), é utilizado na confecção das misturas asfálticas que compõem o revestimento da estrutura de pavimento. As misturas asfálticas são compostas de CAP e agregados pétreos, resultando em um material de flexibilidade controlada e pouco permeável à água.

Os revestimentos asfálticos são camadas que podem variar entre 4 cm até mais de 20 cm, dependendo da intensidade do tráfego que solicitará a via. A modificação dos asfaltos também é cada vez mais utilizada, buscando misturas com desempenho superior que resistem ao tráfego intenso por mais tempo.

Como é o asfalto?

O asfalto é um material termo viscoelástico, semissólido à temperatura ambiente. Devido à suas características elásticas, impermeável à água com pouca reatividade, é um material muito utilizado na construção.

“Sua utilização geralmente se dá à  temperaturas superiores a 120ºC / 150ºC, quando ele se torna líquido. Também pode ser encontrado na forma de emulsões, viabilizando sua utilização ainda frio, para fins específicos. Para melhorar o desempenho e durabilidade, os asfaltos podem ser modificados por polímeros, borracha de pneus, entre outros”, explica Vallejo.

Normas Técnicas para materiais betuminosos

ABNT NBR 5847:2015 – Materiais betuminosos – Determinação da viscosidade absoluta;

ABNT NBR 6296:2012 – Produtos betuminosos semissólidos — Determinação da massa específica e densidade relativa;

ABNT NBR 14236:2006 – Produtos de petróleo e materiais betuminosos – Determinação do teor de água por destilação;

ABNT NBR 15086:2004 Emenda 1:2006 – Materiais betuminosos – Determinação da recuperação elástica pelo ductilômetro;

ABNT NBR 15086:2006 – Materiais betuminosos – Determinação da recuperação elástica pelo ductilômetro;

ABNT NBR 15184:2004 – Materiais betuminosos – Determinação da viscosidade em temperaturas elevadas usando um viscosímetro rotacional;

ABNT NBR 14950:2003 – Materiais betuminosos – Determinação da viscosidade Saybolt Furol;

ABNT NBR 14756:2001 – Materiais betuminosos – Determinação da viscosidade cinemática.

 

Agora, saiba mais sobre a metodologia Whitetopping que recupera os pavimentos asfálticos: http://www.mapadaobra.com.br/inovacao/obras-whitetopping/

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para descarte de entulho

Baixe o e-book grátis e descubra como descartar entulho de maneira correta

Mapa da Obra - E-book
X