Votorantim Cimentos
Publicado em 26/09/2018Conheça a diferença entre a telha cerâmica e a de concreto
Para descobrir qual o melhor telhado é preciso conhecer as características dos dois tipos de produtosCréditos: Shutterstock

Conheça a diferença entre a telha cerâmica e a de concreto

Especialista da ABCP e especialista da Anicer explicam as características de cada um dos produtos

Com a possibilidade de aplicação tanto em edificações residenciais quanto comerciais, a telha cerâmica e a de concreto podem ser utilizadas nos mesmos projetos. Para escolher corretamente que tipo de solução faz sentido para o seu projeto, é necessário conhecer as suas características em detalhes e mensurar o custo x benefício de cada sistema.

 

Telha de concreto

As telhas de concreto se caracterizam por apresentar elevada resistência mecânica, precisão dimensional e diversidade de design e cores, proporcionando grande liberdade de projeto arquitetônico, de acordo com Claudio Oliveira Silva, gerente da Área de Inovação e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Suas tolerâncias dimensionais são precisas e utilizam menor quantidade de telhas por m². “Estas características agilizam a execução da cobertura, pois a precisão de medidas e menor número de telhas aumentam a produtividade da obra. As telhas de concreto são mais resistentes e absorvem menos água que as cerâmicas. Podem ser encontradas numa grande diversidade de formatos e cores”, explica o gerente da ABCP.

Em termos de fabricação, é importante que os fabricantes cumpram as especificações da ABNT NBR 13858 – Telhas de concreto – Parte 2: Requisitos e Métodos de Ensaio. Ainda de acordo com o especialista da ABCP, as telhas de concreto trazem também como atrativo à facilidade de instalação e maior durabilidade, melhorando ainda mais a relação de custo x benefício.

É importante salientar que, embora o peso por unidade seja maior na telha de concreto em relação a telha cerâmica, essa diferença diminui significativamente quando comparado por metro quadrado, pois utiliza-se uma quantidade menor de telhas de concreto. Com o benefício de absorver menos água, a telha de concreto gera menor variação de sobrecarga na estrutura. Alguns fabricantes ainda aplicam uma camada de hidrofugante na superfície da telha, deixando-a menos permeáveis.

A precisão dimensional da telha de concreto deve-se ao seu processo produtivo, que não utiliza queima como nas telhas cerâmicas. As telhas de concreto utilizam como principais matérias primas o cimento e a areia, que após dosagem controlada em todos os ciclos e a extrusão em formas específicas, permanecem na base dessas formas até o término do processo de cura, evitando, assim, diferença de volume entre as peças por possíveis retrações, deformações e fissuras, garantindo a resistência necessária para o manuseio, transporte e instalação.

Segundo Fernandes (2012)(1), outro conceito injustamente difundido sobre a telha de concreto diz respeito ao seu desempenho térmico. Estudos mostram que é a cor da telha que influencia na absorção e transmissão de calor e não o material do qual ela é constituída, tendo as cores claras menor coeficiente de condutibilidade térmica em relação às demais.

(1)FERNANDES, Idário. Telhas de concreto Produção e Controle de Qualidade. São Paulo: Treino Assessoria e Treinamentos Empresariais Ltda, 2012.

 

Telha cerâmica

As telhas cerâmicas têm como característica a grande diversidade de modelos geométricos, de acordo com Sandro Silveira, diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer).

Segundo o representante da Anicer, entre as suas vantagens está a diversidade de modelos, cores e tamanhos, possibilitando projetos inovadores e exclusivos.

Entre os cuidados de fabricação, por ser um material natural e exposto às intempéries do clima, é necessário ter um processo produtivo muito controlado e monitorado a fim de garantir a baixa absorção garantindo assim a estanqueidade no telhado, resistência mecânica, padrão de coloração e dimensional das peças. “O sistema produtivo permite a fabricação de diversos modelos e medidas. Porém, por ser moldada através de prensagem exige o investimento no projeto e molde das peças”, afirma o representante da Anicer.

Apesar do processo produtivo complexo, no entanto, Sandro Silveira afirma que o custo da telha cerâmica é muito competitivo no mercado quanto comparado a alternativas.

Sobre os cuidados gerais, o projeto do telhado deve respeitar a indicação de inclinação mínima que o modelo escolhido de telha necessita. “O maior número de patologias apresentadas nesse tipo de cobertura se deve a aplicação inadequada do produto, muitas vezes, por desconhecimento técnico”, complementa Silveira.

 

Agora, saiba mais sobre bloco de concreto e bloco cerâmico: http://www.mapadaobra.com.br/inovacao/bloco-ceramico-ou-de-concreto/

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X