
Levantamento Planialtimétrico: tudo o que você precisa saber
Entenda tudo sobre levantamento planialtimétrico e não tenha mais imprevistos com seu terreno.
Comprar um terreno, muitas vezes, pode ser uma dor de cabeça. Tudo precisa ser analisado para fazer uma compra assertiva e evitar futuros prejuízos. Por isso, é tão importante fazer o levantamento planialtimétrico, assim você tem uma representação gráfica coerente do terreno.
O que é levantamento planialtimétrico?
Consiste em fazer um conjunto de medições no terreno, representando todos os acidentes geográficos e medidas da área. Assim, é possível saber todos os detalhes da superfície através de sua representação gráfica.
O levantamento planialtimétrico é fundamental para que a equipe responsável por fazer a obra no local use os dados com a finalidade de garantir que o terreno seja utilizado da melhor forma.
Além disso, ao realizar o levantamento dos dados, você evita gastos e imprevistos com o terreno, economizando dinheiro. Ou seja, essas informações são fundamentais para escolher o terreno ideal para sua obra.
Existem três tipos de levantamentos que podem ser feitos em um terreno. Veja qual a melhor opção para a sua obra.
1. Levantamento altimétrico
Também conhecido como altimetria, é usado para medir o relevo e a declividade de um terreno que está em análise.
2. Levantamento planimétrico ou planimetria
Obtém as medidas horizontais da área analisada, com a finalidade de delimitar a área de um terreno em específico.
3. Levantamento planialtimétrico
É o levantamento mais completo, que é justamente a união dos dois levantamentos citados acima, gerando, assim, uma descrição com todos os detalhes de um terreno, para que a execução de projetos básicos ou executivos possa ser feita a partir do documento.
Os levantamentos são baseados na NBR 13133, que estabelece as condições e exigências para que o documento final seja coerente e completo.