
Instalações elétricas: tudo o que você precisa saber
Casas térreas, sobrados e apartamentos: todos esses empreendimentos têm em comum a necessidade de demandar instalações elétricas adequadas para o recebimento de energia.
Tempo aproximado de leitura: 4min.
A execução de instalações elétricas deve receber alguns cuidados primordiais, principalmente, no que diz respeito à segurança. Por isso, antes de iniciar esse trabalho, é fundamental que o eletricista siga as determinações da Norma Regulamentadora 10 (NR 10) – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
Além de cumprir os requisitos de segurança, ele deve se atentar aos requisitos da ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida:2008 – Instalações elétricas de baixa tensão, que estabelece como devem ser realizadas as instalações elétricas considerando itens como alimentação e estrutura.
Como executar as instalações elétricas?
É imprescindível que as instalações elétricas estejam desenhadas em um projeto, feito por profissionais qualificados. Durante a execução de uma casa, a etapa da estrutura deve considerar os vãos para a inserção dos cabeamentos, fios e caixas, evitando que se façam buracos na alvenaria de vedação para encaixar essas instalações posteriormente.
Na Dinâmica Engenharia, por exemplo, com relação aos eletrodutos da alvenaria, a companhia mudou o processo recentemente, porque, antigamente, eles executavam a alvenaria e depois a cortavam para embutir os eletrodutos.
Para que todo esse processo seja feito de maneira correta, é necessário atentar-se também às instalações embutidas nas lajes. Algumas construtoras não gostam de executar os eletrodutos embutidos na laje, mas, pelos procedimentos da companhia, essa foi a melhor forma encontrada.
Outro ponto importante é o projeto elétrico, uma representação gráfica de todas as instalações. É lá que o projetista define os locais de iluminação, interruptores e todos os detalhes da instalação elétrica. É fundamental que o arquiteto tenha todo o projeto detalhado para evitar futuros problemas.
Passo a passo para as instalações elétricas
Determine tomadas de uso geral e específico
As tomadas de uso geral são usadas para ligar os aparelhos comuns. Já o ponto de energia do chuveiro é considerado uma tomada de uso específico.
Calcule a potência total
Após determinar as tomadas, você precisa somar as potências de cada cômodo e encontrar a potência total das cargas. Assim, é definido o tipo de disjuntor que será usado.
Crie circuitos elétricos
A ligação de elementos, como geradores, condutores, receptores, resistores e interruptores, é feita por meio de fios condutores, que formam um caminho fechado que produz uma corrente elétrica Esse caminho é chamado de circuito elétrico.
Cada parte da casa tem uma necessidade energética, e os circuitos são criados para atender a essas especificações. Um dos erros comuns é sobrecarregar um mesmo disjuntor com vários circuitos, ocasionando quedas na energia.
Desenhe o posicionamento dos dutos
Por fim, defina o posicionamento dos dutos e garanta uma instalação elétrica correta e eficiente.
Confira os cuidados com as instalações elétricas: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/cuidados-instalacoes-eletricas-canteiro-de-obras/