
Impermeabilização: acabe de uma vez com a infiltração
Os impermeabilizantes são as melhores soluções para evitar umidade e infiltração nas paredes.
As paredes são essenciais dentro de uma estrutura, servem para delimitar espaços e até mesmo possuem uma função estrutural. A impermeabilização delas é fundamental para impedir infiltração e umidade, pois normalmente as paredes ficam em contato com a área externa da construção, sendo expostas a ventos e chuvas.
O que é a impermeabilização de paredes?
É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos para proteger as paredes de infiltração, umidade e até mesmo proliferação de fungos. Além disso, a impermeabilização de paredes garante uma maior durabilidade das estruturas.
Antes de realizar a técnica e aplicar os produtos, é necessário entender as causas e origens da umidade para corrigir o problema da raiz. Confira as principais razões de umidade na parede:
Vazamento de tubulação: esse é um fator muito comum nas paredes que fazem divisa com cozinha, banheiro e lavanderia, já que nessas áreas há várias tubulações. Nesse caso, a umidade costuma aparecer no centro da parede.
Água da chuva: as paredes externas sofrem com esse fator, já que ficam expostas à chuva, vento e poeiras, sendo necessária a impermeabilização para evitar a umidade.
Infiltração que vem do teto: isso acontece quando a laje ou o telhado da casa não foi bem feito, facilitando a entrada de água pelas fissuras e rachaduras. Para identificar essa causa é necessário observar o teto, se as manchas se iniciam na parte superior da parede.
Depois de identificar as causas, é importante saber como impermeabilizar e quais os tipos de impermeabilizantes para paredes devemos escolher.
Impermeabilização de paredes internas, externas e muros
As paredes sofrem com a umidade, principalmente aquelas que ficam próximas à área externa e requerem uma maior atenção na escolha do impermeabilizante.
Para definir os materiais específicos, precisamos separar as paredes em dois grupos: as que serão construídas e as que já possuem alguma manifestação de umidade.
Para as paredes que serão construídas, vale o cuidado durante o processo, impermeabilizando o baldrame de forma correta e utilizando materiais específicos para a aplicação.
Agora, se for em paredes que já possuem o problema instalado, será necessário verificar qual região foi afetada. Caso seja no rodapé, muito provável que houve uma falha da impermeabilização do baldrame; se for no meio e topo da parede, pode ser alguma causa citada acima.
Em ambas as situações, é necessário o uso de impermeabilizantes específicos para pressões negativas da água, que irão suportar a força da água e não irão se soltar da superfície.
Tipos de impermeabilizantes de paredes
A recomendação é sempre vedar trincas e fissuras, até mesmo as do teto. Isso pode ser feito com produtos do tipo veda trinca, selatrinca, entre outros similares. Esses produtos possuem característica emborrachada e elástica capaz de se ajustar ao interior das trincas, impedindo que a água encontre caminho.
Outra opção é utilizar tinta elástica ou tinta impermeabilizante em toda a extensão da parede. Mas antes é importante checar se nenhuma trinca ficou para trás.
Ainda é possível contar com produtos do tipo manta e tinta asfáltica. No entanto, eles são indicados para realizar a vedação no momento da obra, sendo usados principalmente na fundação e na laje da casa.
Agora vamos ao que interessa, o passo a passo da impermeabilização de paredes.
Passo a passo – Impermeabilização de muros e paredes externas
O passo a passo a seguir traz a situação em que os problemas de infiltração podem ser notados. Vale a pena ressaltar que o retrabalho a ser feito consiste em um ambiente em que é possível ter acesso às paredes externas.
O primeiro passo é descascar a área da parede afetada, removendo toda a pintura e massa solta, de modo que as fissuras e trincas fiquem visíveis.
Logo depois, utilize o material específico, como o Imperplus, para cobrir todas as fissuras e trincas. Lembre-se sempre que os produtos contêm partículas emborrachadas, que garantem a elasticidade necessária para acompanhar a movimentação natural das paredes e combater a infiltração.
Depois disso, você deve aplicar duas demãos de tinta impermeabilizante. O melhor método de aplicação é com o rolo de pintura, e lembre-se de respeitar a diluição indicada pelo fabricante. Espalhe bem o produto pela parede.
Aguarde o tempo de secagem (em média 3 horas entre as demãos) e na sequência prepare a tinta para a segunda demão.
Aplique a tinta em toda a parede, aguardando o período de secagem.
Finalize depois com a cor da sua preferência ou com algum outro tipo de revestimento.
Impermeabilização da fundação
Uma das maneiras de evitar a umidade é fazer o processo de impermeabilização ainda na fundação, que começa nas vigas de baldrame. Aqui é importante usar uma tinta asfáltica, que deve ser aplicada em toda a fundação para impedir que a água que esteja em contato com o solo penetre nas vigas.
Depois disso, utilize aditivos impermeabilizantes misturados na argamassa e no reboco para vedar as paredes contra a umidade no momento do assentamento dos blocos.
Por fim, utilize a manta asfáltica para impermeabilizar a laje.
O mais importante do processo de impermeabilização é fazer o planejamento de contenção e prevenção para evitar gastos desnecessários.
Saiba como impermeabilizar lajes: