Publicado em 22/09/2015Empreendedor antenado: Sebrae oferece cursos gratuitos

Empreendedor antenado: Sebrae oferece cursos gratuitos

Cursos de atualização profissional para empresários ajudam negócio a crescer

A grana pode até estar curta e o tempo escasso, mas isso não é desculpa para não estudar. Aos lojistas de materiais de construção, a boa notícia é que há vários cursos gratuitos de atualização profissional disponíveis na internet.

O EAD Sebrae-SP, sistema de ensino à distância do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, tem esse serviço gratuito desde 2009. O site traz 43 cursos de educação continuada e outras soluções para microempreendedores, pequenos empresários e profissionais que querem começar a empreender, mas não têm tempo de se deslocar até uma das unidades Sebrae. Dos 43 cursos gratuitos, 33 destinam-se a quem já tem um negócio aberto.

“Temos aulas de empreendedorismo, gestão financeira e de pessoas, de marketing e até de exportação. O empresário entra no portal, faz seu cadastro e escolhe o módulo que mais lhe agrada”, explica Claudia Brun, consultora do Sebrae-SP.
“Queremos expandir os programas e oferecer conteúdos mais segmentados. Hoje, temos um módulo de materiais de construção civil para lojistas, onde os profissionais do segmento podem aprender mais sobre vendas internas. O curso ensina como negociar os produtos dentro de uma loja e ainda ajuda a quantificar melhor os preços dos materiais.”

Cursos gratuitos em todo o Brasil

O conteúdo divulgado pelo EAD Sebrae pode ser acessado por gestores de todo o país. Segundo dados oficiais da entidade, até março deste ano, mais de 268 mil pessoas estavam matriculadas – 90% delas do Estado de São Paulo.  Quem quiser opções mais personalizadas, e for de outro Estado, acessa o EAD Sebrae, de abrangência nacional.

O programa Gestão da Qualidade: Visão Estratégica, por exemplo, ajuda empresários a identificar pontos fracos do negócio, e surge como alternativa para quem está começando a empreender. O módulo tem duração de 30 dias, ou 20 horas-aula, promete melhorar a qualidade dos produtos comercializados e serviços prestados pela empresa, para trazer mais competitividade ao negócio. Já o Como Vender Mais e Melhor pode ser a alavanca que a sua empresa precisa, para lucrar cada vez mais.

“Os programas são elaborados por profissionais do Sebrae no formato de telas, onde o gestor avança gradativamente, conforme seu aprendizado. A carga horária de cada curso é de aproximadamente três horas, o que em um módulo tradicional equivaleria a oito horas-aula. Os inscritos têm 15 dias para concluir cada etapa e, após o término do programa, podem rever o conteúdo quantas vezes quiserem, sem custo algum”, detalha Brun.

Apesar de não emitir um certificado formal, o Sebrae defende que o conteúdo dos cursos gratuitos EAD pode mesmo fazer a diferença nos negócios. “Temos relatos de empreendedores que, antes do curso, não tinham a menor noção de como quantificar compras da loja ou controlar estoques, itens essenciais à boa gestão da uma revenda”, conclui.

Empreendedorismo: quadro comparativo analisa custos do comércio eletrônico frente aos de uma loja física

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X