Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e descubra como realizar o melhor atendimento

Confira dicas imprescindíveis!

Publicado por Carla Rocha em 27/04/2020Como evitar desplacamento nos revestimentos
O desplacamento nos revestimentos que pode causar acidentes e gerar altos custos com manutenção.Créditos: Shutterstock

Como evitar desplacamento nos revestimentos

Problema pode causar acidentes e gerar altos custos com manutenção

A argamassa é uma mistura homogênea de água, aglomerantes inorgânicos e agregados miúdos, podendo conter ou não alguns tipos de aditivos que conferem maior aderência e endurecimento. Com o passar do tempo, essa argamassa pode sofrer com algumas patologias, entre elas, uma das mais prejudiciais, é o desplacamento nos revestimentos que pode causar acidentes e gerar altos custos com manutenção.

Falando especificamente sobre as causas do desplacamento em argamassas, são muitos os fatores que podem causar tal patologia, entre eles: a aderência do substrato; baixa retenção de água da argamassa; sujeiras e também a oleosidade no substrato; baixa energia de aplicação da argamassa; execução do revestimento em temperaturas altas; e baixa quantidade de cimento no traço de argamassa.

 

Principais causas do desplacamento e como evitá-las

É fundamental que os profissionais que desempenharão o papel direto durante a execução sejam capacitados e estejam preparados para seguir as normas de especificação, pois, atualmente, ela contém diversos fatores para evitar patologias. Ela fala sobre a necessidade das juntas de dilatação e de que forma deve ser feito o reboco interno e externo, por exemplo. ‘Depois disso, é necessário ter um processo bem definido de como executar e também deve-se ter atenção especial à manutenção”, destaca a professora doutora Heloísa Cristina Fernandes Cordon, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia.

Outro ponto importante que deve ser destacado é a importância de se realizar os testes e ensaios. A Norma ABNT NBR 13281 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos é que determina os principais requisitos para executar argamassa para assentamentos e revestimentos de paredes e tetos, tanto a argamassa industrializada quanto aquela que é dosada em central ou preparada em obra.

São vários pontos que devem ser observados, como, qual material a ser utilizado, que tipo de argamassa e também a capacitação do profissional, bem como  de que forma executar, além de verificar se a dupla colagem na cerâmica está sendo feita da  maneira correta. “Além disso, também devem ser realizados diversos ensaios para evitar possíveis falhas”, salienta a docente.

 

Dicas para evitar desplacamento em revestimentos de fachadas

De acordo com Tiago Pissetti, diretor de engenharia da Swell, o desplacamento de fachadas pode ocorrer por conta de vários fatores, por isso, são necessários diversos cuidados para evitar e se começa com o projeto. “A Norma de Desempenho [NBR 15.575] exige que se tenha um projeto de fachada que contém várias orientações para evitar o desplacamento”, ressalta.

Confira abaixo os principais pontos a se atentar:

  •         Projeto.
  •         Material de qualidade.
  •         Qualificação da equipe.
  •         Monitoramento e insights.
  •         Acompanhamento.
  •         Manutenção.

 

Principais normas de especificação:

ABNT NBR 13281 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos

ABNT NBR 13749 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação

 

 

Saiba mais sobre como executar a dupla colagem aqui:

https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/dupla-colagem/

 

 

Compartilhe esta matéria

Como vender mais materiais de construção?

Siga as dicas deste guia!

Mapa da Obra - E-book
X