Pavimentos para vias públicas: conheça os tipos
Entre as opções, estão os flexÃveis, os semirrÃgidos e os rÃgidos
Entender os diferentes tipos de pavimentos para vias públicas e escolher o ideal requer estudo especÃfico de cada obra. O projeto deve considerar caracterÃsticas como intensidade de tráfego, propriedades geotécnicas da região e a interface com o sistema de drenagem superficial. A partir dessas informações, é possÃvel determinar se a pavimentação será flexÃvel, semirrÃgida ou rÃgida.
Os tipos de pavimentos para vias públicas:
Pavimentação flexÃvel
É feita com bases granulares e revestimento asfáltico – o asfalto, como se sabe, exige menores investimentos para execução e é alternativa em grande parte das situações. Quando bem projetada e executada, a pavimentação flexÃvel suporta adequadamente os esforços de uma via pública, entretanto precisa de frequentes intervenções para reparos. Entre as principais vantagens está sua maior facilidade de manutenção, ou seja, a restauração é feita somente no local afetado. Se for especificada corretamente, sua vida útil varia entre cinco e dez anos. Quando sua remoção é inevitável, o revestimento asfáltico é passÃvel de reciclagem total ou parcial.
Pavimentação semirrÃgida
Executado com base cimentada e revestimento flexÃvel, esse tipo de pavimento apresenta nÃvel de deformação intermediário, superior ao do flexÃvel e inferior ao do rÃgido. Está presente em vias onde trafegam veÃculos pesados. Sujeito a deformações, seu aproveitamento não é indicado para locais em que existem cargas estáticas, como nos pontos de ônibus. O pavimento semirrÃgido apresenta maior facilidade de manutenção e implantação se comparado com o rÃgido, por isso é uma opção interessante para obras que visam menores custos de execução. Assim como o flexÃvel, também pode passar pelo processo de reciclagem.
Pavimentação rÃgida
ConstruÃdo com placas de concreto, o pavimento rÃgido é aquele que apresenta as menores exigências de manutenção. Não deforma e, entre todos, é o que menos degrada com o uso. Tem alta resistência à ação de combustÃveis e óleos liberados pelos veÃculos. A solução é ideal para locais com grandes cargas estáticas e pontos de frenagem. Na construção de corredores de ônibus, os pavimentos rÃgido e semirrÃgido podem ser combinados, sendo que o primeiro é ideal para os pontos de parada e o outro é indicado para os trechos da via em que o veÃculo permanece em movimento. Apresenta os maiores custos de implantação e, em caso de problemas, toda a placa de concreto deve ser substituÃda. O material retirado não pode ser reciclado, já que o concreto está misturado com óleo e graxa, devendo ser descartado de maneira adequada.
Pisos intertravados
ConstituÃdos por pequenos blocos de concreto, os pisos intertravados – também conhecidos como pavers – são de uso comum em estacionamentos, calçadas e áreas externas de edifÃcios. Assentados diretamente sobre o solo, apresentam como vantagem principal a permeabilidade, pois os espaços entre as peças permitem a passagem da água da chuva, evitando inundações.
As peças podem ser temporariamente retiradas para a execução de serviços nas instalações enterradas. Tem vida útil mÃnima de 20 anos. O mercado oferece materiais com diferentes resistências, indicados tanto para áreas onde há somente a circulação de pedestres quanto para áreas com tráfego de veÃculos. Os pavers são produzidos em várias cores.
Leia também: Whitetopping recupera pavimentos asfálticos com mais durabilidade