Publicado em 01/08/2016Pavimentos para vias públicas: conheça os tipos
Definir o tipo ideal de pavimento para vias públicas requer estudo específico de cada obra

Pavimentos para vias públicas: conheça os tipos

Entre as opções, estão os flexíveis, os semirrígidos e os rígidos

Entender os diferentes tipos de pavimentos para vias públicas e escolher o ideal requer estudo específico de cada obra. O projeto deve considerar características como intensidade de tráfego, propriedades geotécnicas da região e a interface com o sistema de drenagem superficial. A partir dessas informações, é possível determinar se a pavimentação será flexível, semirrígida ou rígida.

Os tipos de pavimentos para vias públicas:

Pavimentação flexível

É feita com bases granulares e revestimento asfáltico – o asfalto, como se sabe, exige menores investimentos para execução e é alternativa em grande parte das situações. Quando bem projetada e executada, a pavimentação flexível suporta adequadamente os esforços de uma via pública, entretanto precisa de frequentes intervenções para reparos.  Entre as principais vantagens está sua maior facilidade de manutenção, ou seja, a restauração é feita somente no local afetado. Se for especificada corretamente, sua vida útil varia entre cinco e dez anos. Quando sua remoção é inevitável, o revestimento asfáltico é passível de reciclagem total ou parcial.

Pavimentação semirrígida

Executado com base cimentada e revestimento flexível, esse tipo de pavimento apresenta nível de deformação intermediário, superior ao do flexível e inferior ao do rígido. Está presente em vias onde trafegam veículos pesados. Sujeito a deformações, seu aproveitamento não é indicado para locais em que existem cargas estáticas, como nos pontos de ônibus. O pavimento semirrígido apresenta maior facilidade de manutenção e implantação se comparado com o rígido, por isso é uma opção interessante para obras que visam menores custos de execução. Assim como o flexível, também pode passar pelo processo de reciclagem.

Pavimentação rígida

Construído com placas de concreto, o pavimento rígido é aquele que apresenta as menores exigências de manutenção. Não deforma e, entre todos, é o que menos degrada com o uso. Tem alta resistência à ação de combustíveis e óleos liberados pelos veículos. A solução é ideal para locais com grandes cargas estáticas e pontos de frenagem. Na construção de corredores de ônibus, os pavimentos rígido e semirrígido podem ser combinados, sendo que o primeiro é ideal para os pontos de parada e o outro é indicado para os trechos da via em que o veículo permanece em movimento. Apresenta os maiores custos de implantação e, em caso de problemas, toda a placa de concreto deve ser substituída. O material retirado não pode ser reciclado, já que o concreto está misturado com óleo e graxa, devendo ser descartado de maneira adequada.

Pisos intertravados

Constituídos por pequenos blocos de concreto, os pisos intertravados – também conhecidos como pavers – são de uso comum em estacionamentos, calçadas e áreas externas de edifícios. Assentados diretamente sobre o solo, apresentam como vantagem principal a permeabilidade, pois os espaços entre as peças permitem a passagem da água da chuva, evitando inundações.

As peças podem ser temporariamente retiradas para a execução de serviços nas instalações enterradas. Tem vida útil mínima de 20 anos. O mercado oferece materiais com diferentes resistências, indicados tanto para áreas onde há somente a circulação de pedestres quanto para áreas com tráfego de veículos. Os pavers são produzidos em várias cores.

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