Publicado por Votorantim Cimentos em 11/08/2022Concreto armado ou protendido: qual a melhor solução? 
As diferenças entre eles, em boa parte dos casos, estão na forma como são constituídos em termos de armadura, material e função estrutural. Créditos: istock

Concreto armado ou protendido: qual a melhor solução? 

Ambos possuem as suas peculiaridades e exigem um tipo de aplicação distinta

O concreto armado e o concreto protendido são soluções muito utilizadas na construção civil, porém, ambas possuem as suas características e peculiaridades, exigindo um tipo de aplicação distinta que se adapte a cada uma delas. Por isso, o ideal é entender quais são as principais diferenças entre os dois sistemas e indicar o melhor para cada tipo de obra.  

Para o Engenheiro Civil e Especialista em Estruturas, Valmik Celeste Alvarado, ambos os concretos são materiais moldáveis a qualquer tipo de fôrma, cuja trabalhabilidade ímpar, viabiliza a utilização de ambos em quase todo tipo de obra. Tanto o concreto armado quanto o concreto protendido podem ser utilizados em elementos estruturais, desde as pequenas obras até as obras denominadas como “Obras de Arte”, consideradas obras de grande magnitude. 

As diferenças entre eles, em boa parte dos casos, estão na forma como são constituídos em termos de armadura, material e função estrutural, como: 

O concreto armado possui uma armadura passiva em sua composição, ou seja, a armadura dentro da forma está em repouso, não tensionada, e só irá trabalhar quando o elemento estiver em utilização. Em geral as estruturas de concreto armado utilizam do material aço do tipo CA-25, CA-50 e CA-60, com tensão resistente característica no escoamento de 250 MPa, 500 MPa e 600 MPa respectivamente. 

O concreto protendido possui uma armadura ativa em sua composição, ou seja, a armadura dentro da forma está tensionada, e trabalha mesmo que o elemento estrutural não esteja em utilização. Em geral as estruturas de concreto protendido utilizam do material aço do tipo CP-175, CP-190 e CP-210, com tensão resistente característica no escoamento de 1750 MPa, 1900 MPa e 2100 MPa respectivamente. 

Concreto armado 

O concreto armado é utilizado na grande maioria das obras, na composição dos elementos estruturais, como lajes, vigas, pilares, fundações rasas e profundas, pisos industriais, contenções, mísulas, cruzetas, estruturas mistas entre outros. O concreto armado pode ser utilizado em diversas estruturas, apresentando algumas limitações quando solicitado por elevadas tensões de tração, em geral, por grandes ações externas ou grandes vãos. 

Concreto protendido 

O concreto protendido é utilizado em geral em obras cujas limitações do concreto armado foram superadas, tais como, lajes, longarinas, pilares, fundações profundas, contenções, pisos industriais, estruturas mistas, estruturas de rápido ganho de resistência entre outros. O concreto protendido pode ser utilizado em diversas estruturas, apresentando algumas limitações em função da disponibilidade técnica para sua execução e da disponibilidade de materiais. 

A importância da qualidade dos materiais para a obra 

Ainda de acordo com o engenheiro, a qualidade dos materiais irá impactar em uma obra desde a manutenção, conforto, longevidade e segurança, já este último, pode ter implicações mais incisivas em uma obra, como a estabilidade estrutural.  “A qualidade de um material é fundamental para viabilizar o projeto de uma obra como um todo, pois o modelo matemático que antevêem a obra é desenvolvido com base em características de resistência do material, o qual caso não as alcance, pode comprometer toda a obra”, ressalta. 

A qualidade do material pode ser afetada em sua produção industrial, na maneira como foi estocado em obra e das técnicas de como foi utilizado, podendo ainda apresentar falhas de difícil rastreabilidade, se tornando perceptível em alguns casos, quando já for tarde demais. “Pode-se dizer que a qualidade do material anda de mãos dadas com a qualidade da equipe técnica que o utiliza, sendo preciso investir continuamente no profissional que poderá utilizar determinado material, ou produzi-lo”, complementa. 

Descubra quais tipos de concreto que a Engemix oferece: 

Compartilhe esta matéria
22553

Mais lidas

Veja também

X