Publicado em 22/02/2017Como aplicar contrapiso autonivelante
Contrapiso autonivelante tem a capacidade de se espalhar naturalmente à área de aplicaçãoCréditos: vaivirga / shutterstock.com

Como aplicar contrapiso autonivelante

Veja o passo a passo completo para instalar esse sistema fluido, que dispensa vibração e compactação manual

O contrapiso autonivelante, também popularmente conhecida como massa niveladora para piso, é uma opção prática, produtiva e econômica para recuperar e nivelar bases de concreto. Apresenta como principal característica a fluidez, ou seja, tem a capacidade de se espalhar naturalmente na área de aplicação. Elimina, assim, etapas como vibração, compactação manual, sarrafeamento e desempeno (acabamento), que são necessárias em uma obra que utiliza argamassa de contrapiso convencional.

Essa condição está relacionada à sua composição, uma vez que a massa niveladora para piso Ã© feito com argamassa à base de cimento, agregados e aditivos especiais, que proporcionam ao produto alta fluidez, sem exsudação e segregação.

Além disso, trata-se de uma solução de boa resistência mecânica, tornando-se ideal para áreas internas, desde residências até estabelecimentos comerciais. Em algumas situações, ambientes externos também podem receber o material, desde que indicado pelo fabricante.

Como resultado, a massa niveladora para piso garante uma superfície lisa, plana e de acabamento fino. Depois de aplicado, pode receber diferentes tipos de revestimento, como cerâmica, porcelanato, mármore, carpete, entre outros. E o melhor: sem causar alteração no acabamento.

Outras vantagens da massa niveladora para piso

  • Liberação mais rápida da área de aplicação: a partir de 24 horas é possível executar outros serviços e trafegar no ambiente, enquanto o método convencional pede cerca de 14 dias para a cura total;
  • Produtividade: pode chegar a 5x maior que o sistema tradicional; *Depende da característica do empreendimento
  • Redução da espessura do contrapiso: dependendo da utilização e das características do substrato, pode cai de 30 mm no tradicional para 5 mm a 20 mm no autonivelante;
    • Custo-benefício: embora seja uma solução de custo mais elevado, compensa em outras situações, como na redução do transporte vertical, dispensando elevadores, pois pode ser bombeado;
  • Redução da mão de obra: o contrapiso autonivelante utiliza apenas do seu próprio peso e força gravitacional para escoar e se manter homogêneo na superfície.

Como aplicar massa niveladora para piso?

Para aplicar o contrapiso autonivelante, deve-se começar pelo preparo da superfície que receberá a argamassa. Ela precisa estar limpa, livre de resíduos e sujeiras, como óleo, graxa ou tinta. Quando a base for muito antiga – ou quando ela estiver mal executada –, é necessário utilizar uma fresadora para retirar a camada superficial danificada ou sem aderência e obter outra mais resistente. Em seguida, é preciso varrer para eliminar o excesso de pó (algumas obras utilizam um aspirador industrial).

Com a superfície em bom estado, recomenda-se a utilização de um primer selador para vedar os poros da base e garantir uma boa aderência à argamassa. Essa etapa pode ser realizada com o auxílio de uma vassoura de pelo para fazer o espalhamento do selante. Algumas fabricantes recomendam a aplicação de uma nova camada de primer após quatro horas.

A espessura da camada que será aplicada precisa ser estabelecida de acordo com o desnível existente. Para isso, uma dica é utilizar um nível a laser, ferramenta que garante mais precisão na demarcação. Fitas de polietileno também podem ser colocadas nos cantos das paredes e em peças estruturais, bem como na disposição das juntas de dilatação ou movimentação, de modo a identificar bem o espaço de trabalho.

Em seguida, realiza-se a mistura do produto obedecendo às proporções indicadas pelo fabricante. Ela pode ser feita com misturador manual ou mecânico, até garantir que a argamassa esteja homogênea, sem grumos. Depois, vem o espalhamento, que deve atingir o limite da marcação do nível. Feito isso, utiliza-se um rolo quebra-bolhas com o objetivo de eliminar o ar aprisionado. Após 24 horas, o piso já estará endurecido e, assim, será possível retirar as demarcações e aplicar o revestimento (em casos de pintura, o ideal é fazer o lixamento da superfície).

Sistema bombeável

Quando a obra optar pelo sistema bombeável, o mais indicado é que os materiais estejam alocados no pavimento em que a argamassa seja homogeneizada com misturador mecânico. Após a mistura, a argamassa é lançada para uma bomba, que a projeta até o local de aplicação.

Está com problemas com fissuras em paredes e pisos de concreto? Juntas de dilatação e dessolidarização são fundamentais

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X