
Cal virgem: conheça suas propriedades
A cal se torna um dos produtos mais vendidos do mercado brasileiro.
Cal virgem é um produto químico, de textura sólida, que passa por um processo longo de calcinação, sendo exposto a quase 1.000 °C. A sua primeira forma é de um bloco branco e maciço que só depois de passar por máquina de triturar vira o pó que é comercializado.
Sua função na construção civil está atrelada a sua maleabilidade. Sem dúvidas, a capacidade de se tornar um material flexível e prático para manuseio é uma das suas maiores qualidades.
Por exemplo, o manuseio adequado da cal a torna apropriada para formar uma argamassa que pode ser utilizada no revestimento de uma parede simples. Porém, todo benefício tem seu ponto negativo. A cal virgem não é tão resistente como o cimento, por exemplo.

Ou seja, ela fica restrita para fins estéticos, como revestimentos. Quando misturada com água, sua aparência se assemelha à de um pó superfino e na cor branca, trazendo a sensação de um lugar mais arejado, fresco, moderno e combinando com estéticas mais clean e minimalistas.
A Cal virgem está dividida em três tipos, conforme a ABNT NBR 6.453/2003: CV-E, CV-C e CV-P, e elas revelam os diversos graus de pureza da matéria-prima, bem como as diferentes características do processo industrial de produção.
Já a Cal Hidratada possui outras propriedades e funções. Para entender e aprender mais, acesse: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/cal-hidratada-confere-plasticidade-as-argamassas/

- cal virgem
- cal virgem