
Mármore e granito: assentamento exige cuidados
Conheça as argamassas mais indicadas para cada tipo de aplicação
Rochas ornamentais, como o granito e o mármore, são sempre ótimas opções para o revestimento de pisos e paredes, em áreas internas e áreas externas. Com resistência e durabilidade elevadas, essas pedras exigem atenção no assentamento, pois são delicadas e suscetíveis a danos quando manuseadas de maneira incorreta. Por isso, ainda no canteiro de obras, o ideal é armazená-las em ambientes secos e limpos, de preferência sobre cavaletes e protegidas por elementos impermeáveis, uma vez que a exposição a outros materiais de construção pode resultar no surgimento de manchas ou riscos.
Além disso, é recomendável que a argamassa utilizada para a execução do contrapiso ou do emboço não tenha cal em sua composição, pois essa substância pode provocar o surgimento de eflorescências em pisos e paredes. Em seguida, a instalação do revestimento só deve acontecer após o tempo de cura da base, que deve ser, no mínimo, de 21 dias, segundo a norma técnica NBR 7200.
Assentamento de piso com granito e mármore
A aplicação dessas pedras no piso pede que o contrapiso esteja firme e livre de qualquer tipo de resíduo que dificulte a aderência. As argamassas mais indicadas nesse caso são o concreto farofa (cimentícias convencionais semissecas), as colantes e as adesivas.
Além de apresentar os maiores níveis de aderência, a argamassa adesiva também proporciona rapidez na execução, permitindo a liberação do tráfego em apenas 6 horas, contra 72 horas no caso do concreto farofa ou das argamassas colantes. A solução também possibilita o assentamento em camadas mais grossas, de até 30 mm. Já o espalhamento com a desempenadeira denteada pede cuidado para que não se forme uma película superficial sobre o adesivo.
Nesse sentido, para o assentamento de pisos de pedra, a Votomassa Grandes Formatos serve tanto para áreas internas quanto externas. Então, após a cura das argamassas de assentamento, é feito o rejuntamento dos ladrilhos do piso. E, nessa etapa, Votomassa Rejuntamento Flexível, da Votorantim Cimentos, é ideal.
Assentamento de revestimentos com granito e mármore
Em revestimentos verticais convencionais (não aerados), essas rochas são aplicadas diretamente na fachada. Com o uso de argamassas e inserts metálicos, a aplicação não deve deixar espaço livre entre a fachada e o revestimento, por exemplo, como é o caso do granito. O assentamento pode ocorrer sobre três tipos de base: o emboço de argamassa, a alvenaria ou o concreto. Aplica-se, então, a argamassa de assentamento, que pode ser cimentícia, colante ou adesiva, sendo que as duas últimas têm melhor resistência e aderência. Para as peças em tamanhos normais, pode-se usar a Argamassa Colante Votomassa ACIII. E, para as maiores, a Argamassa Colante Votomassa Cola Tudo. Ambas da Votorantim Cimentos.
A norma técnica NBR 13707 determina, ainda, o uso de grampos de fixação para o assentamento acima de 2 m de altura em paredes internas e nas fachadas. Nas paredes externas, em alturas entre 3 m e 15 m, os grampos são fixados em telas, preferencialmente eletrossoldadas, ancoradas convenientemente no suporte. Já em alturas acima de 15 m, a fixação deve ser feita com dispositivos metálicos.
Você sabe qual argamassa indicar para o assentamento de pastilha de vidro?