Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e receba a primeira edição da série Etapa de Obra

Saiba mais sobre fundações!

Publicado em 23/05/2019Argamassa piso sobre piso: descubra a sua funcionalidade
a superfície de concreto recém-aplicado devem estar curadas por no mínimo 28 dias antes da aplicaçãoCréditos: Shutterstock

Argamassa piso sobre piso: descubra a sua funcionalidade

É uma das poucas argamassas que possuem 10 tipos de aplicação em uma só

A Votomassa Piso sobre Piso porcelanato, nas suas duas versões, branca e cinza, é uma argamassa leve de excelente trabalhabilidade, ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras rústicas em áreas internas e externas em pisos e paredes. É composta de cimento Portland branco, agregados minerais selecionados e aditivos químicos.

De acordo com Lucas Coriolano Harb, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, a Votomassa Piso sobre Piso porcelanato é uma das poucas argamassas que possui 10 tipos de aplicação em uma só e está disponível tanto na cor cinza quanto branca. “Entre os grandes benefícios desse material é que a chance de erro na aplicação é muito menor”, destaca.

Recomendada para aplicação de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras decorativas de cores claras como, justaposição de revestimentos cerâmicos em cerâmica antiga em áreas tanto internas e sobreposição de porcelanato em cerâmica antiga em áreas internas, pisos e paredes. A aplicação sobre gesso acartonado deve ser realizada apenas em uso interno, além disso, também pode ser aplicada como sobreposição de revestimentos cerâmicos antigos em áreas internas e externas.

“Ela faz assentamento em pisos e cerâmicas tanto nas áreas internas quanto externas. Paredes, assentamento de drywall e pedras artificiais, rústicas como Miracena, Goiás, Mineira, São Tomé e Canjiquinha”, aponta Lucas.

Passo a passo e dicas de aplicação

De acordo com a norma ABNT NBR 8214 devem ser executadas em conformidade com a norma e não devem ser preenchidas as juntas de dilatação com argamassa. Além disso, a superfícies de concreto recém-aplicado devem estar curadas por no mínimo 28 dias antes da aplicação. “De forma resumida deve-se limpar o local onde será aplicada [a Votomassa Piso sobre Piso] e em casos de dupla colagem, principalmente em tamanhos acima de 30×30 e aguardar 72h para aplicar o rejunte, além de aguardar o tempo de maturação”, orienta Harb.

Durante a aplicação, para assegurar a perfeita aderência do revestimento aplicado, a orientação é que seja retirada uma peça periodicamente para verificar a quantidade de argamassa existente no mesmo lado do revestimento. Caso haja ausência de argamassa em partes da peça, é necessário remover a argamassa e aplicar uma nova fresca. Confira o passo a passo da Votomassa – Piso sobre piso e Porcelanato:

Normas de especificação

ABNT NBR 13753: esta norma estabelece os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimento de pisos externos e internos com placas;

ABNT NBR 13754: esta norma estabelece os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimento de paredes internas com placas;

ABNT NBR 13755: esta norma estabelece as condições exigíveis para projeto, execução, inspeção e aceitação de revestimentos de paredes externas e fachadas;

ABNT NBR 8214: norma que fixa as condições exigíveis para a execução, fiscalização e recebimento de revestimentos de paredes internas e externas com azulejos.

 

Confira mais informações sobre a Votomassa Piso sobre Piso:

https://www.mapadaobra.com.br/produtos/argamassas-votomassa/votomassa-piso-sobre-piso/

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Fundação

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X