Votorantim Cimentos
Publicado em 21/12/2017Trocar rejunte antigo ou desgastado: como fazer
Para remoção do rejunte antigo, a lâmina de tungstênio é a mais indicada.Créditos: Shutterstock

Trocar rejunte antigo ou desgastado: como fazer

Argamassa de qualidade e cuidados na aplicação são fundamentais para obter sucesso na troca do rejunte

Nem sempre é necessária a remoção e troca do revestimento só porque o rejunte está danificado, desgastado ou antigo. Os rejuntes sofrem com o passar do tempo e estão sujeitos a agressões climáticas, como chuvas e mudanças de temperatura, que causam dilatações e deformações tanto nas peças de revestimento quanto na argamassa de rejuntamento. Se o caso for apenas de trocar rejunte, a reparação é serviço simples, porém, requer cuidado na hora da troca.

Se o trabalho for feito por um profissional especializado, certamente será feito com mais rapidez, porém, com paciência, é possível seguir alguns passos e fazer a remoção e aplicação você mesmo.

Para remover o rejunte antigo existem algumas opções: a serra circular manual é uma delas, mas pode danificar o revestimento ou mesmo tubulações hidráulicas que passam pela superfície revestida. Outra opção, e a mais recomendada, é utilizar um raspador com lâmina de tungstênio. Mesmo sendo uma solução mais segura, são necessários certos cuidados para evitar riscos sobre as placas cerâmicas do revestimento.

Passo a passo

Vai fazer a troca você mesmo? Então aprenda o passo a passo.

 Materiais

  • Raspador com lâmina de tungstênio: usada para raspar o rejunte velho/danificado.
  • Bucha: utilize-a molhada para retirar o excesso de pó e resíduos existentes nos espaços entre os revestimentos.
  • Pano limpo: usado na remoção do excesso de umidade.
  • Bandeja plástica: utilizada no preparo da argamassa de rejuntamento.
  • Desempenadeira reta para rejuntamento: usada na aplicação da argamassa de rejuntamento.
  • Esponja: indicada para limpeza e acabamento.

1º passo – Remover rejunte antigo

A argamassa velha deve ser desgastada lentamente, até chegar ao fundo das juntas, entre peças. Depois, é só retirar o excesso de pó com uma bucha molhada, secando por fim a a superfície com pano limpo.

2º passo – Preparar o novo rejunte

Após finalizar o processo de remoção, é hora de preparar a argamassa. Para isso, use a Votomassa Rejuntamento Flexível, que deve ser preparado em uma bandeja plástica limpa e seca. Adicione a quantidade de água conforme indicado na embalagem do produto e misture até alcançar uma consistência macia e trabalhável, sem grumos.

É necessário deixar a massa em maturação durante 10 minutos e, em seguida, misturar novamente – não acrescentar mais água ou pó de rejunte.

3º passo – Trocar rejunte

Para aplicar, posicione a desempenadeira para rejunte a 45 graus, e pressione bem a massa para dentro das juntas, repetindo várias vezes a operação, para evitar falhas. O ideal é aplicar por pequenas áreas.

Depois de seca a massa, o excesso deve ser retirado das superfícies com esponja úmida, quando é feito o acabamento, em movimentos suaves. Após a secagem total, a superfície ainda ficará esbranquiçada.

4 º passo – Finalizar e fazer acabamento

Para o acabamento, aguarde de 15 a 30 minutos, mas no caso de juntas mais largas ou sob temperaturas mais amenas, aguarde entre 25 a 30 minutos. Com movimentos circulares remova o rejunte restante com uma esponja úmida, dando o acabamento final.

O movimento deve ser suave, pois o excesso de pressão pode remover o rejunte. Caso isso aconteça, basta aplicar massa no local danificado novamente.

Após finalizar, passe um pano úmido para limpar a área.

Votomassa Rejuntamento Flexível

Está pensando em renovar ou trocar rejunte? A Votorantim Cimentos oferece uma solução para rejuntamento de juntas de 2 a 10 mm de espessura, em áreas internas e externas, pisos e paredes. Ideal para uso em cerâmicas, a Votomassa Rejuntamento Flexível está disponível em 7 opção de cores.

Quer saber mais sobre o produto? Então confira suas características e vantagens, além de dicas para diferentes aplicações. Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X