Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Transformação digital na construção

Escute o podcast com o especialista Bruno Loreto, CEO da Construtech Ventures, sobre as novidades tecnológicas do setor

Publicado em 24/12/2018A importância dos aditivos de concreto
O produto é adicionado durante o processo de preparação do concreto, em quantidade não maior que 5% da massa material cimentício

A importância dos aditivos de concreto

Entre as vantagens da utilização dos aditivos de concreto está a grande gama de aplicações possíveis pela modificação das propriedades do concreto

A utilização dos aditivos de concreto na construção civil acabou por se tornar parte essencial da produção de concreto em pequena e, principalmente, em larga escala – quando se demanda maior qualidade e desempenho na estruturação de grandes obras. O produto é adicionado durante o processo de preparação do concreto, em quantidade não maior que 5% da massa material cimentícia contida no concreto, com o objetivo de modificar as propriedades na mistura entre cimento, brita, areia e água, a fim de melhorar as características e algumas de suas propriedades tanto no estado fresco quanto no estado endurecido.

No caso dos concretos, os aditivos normalmente se apresentam na forma líquida e são adicionados ao material no final do processo de mistura. No caso das argamassas, alguns aditivos são em forma de pó, sendo adicionados à mistura dos materiais secos, geralmente durante a produção em fábrica.

Entre os principais objetivos dos aditivos de concreto, podemos citar:    

 

  • Retardar ou acelerar o tempo de pega;
  • Proporcionar maior fluidez à mistura;
  • Proporcionar o aumento de resistência;
  • Aumentar a capacidade do concreto

 

Segundo a professora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, Heloisa Cristina Fernandes Cordon, o uso dos aditivos de concreto é indicado em praticamente todas as aplicações de concreto, mas para concretos autoadensáveis, bombeáveis, projetados, por exemplo, a aplicação da mistura que utiliza água destilada ou deionizada em sua preparação torna-se essencial. “Quando se pretende modificar alguma propriedade, como melhorar a consistência do material para facilitar a aplicação, retardar as reações de hidratação do cimento para o concreto ser transportado a grandes distâncias, acelerar as reações de hidratação para desformar peças de concreto pré-fabricado ou em concretos projetados para túneis e taludes, entre outras” orienta Heloísa.

Os aditivos de concreto são aprovados pela norma ABNT NBR 11768 e suas dosagens são especificadas pelo fabricante. Porém, para definir as dosagens necessárias a fim de obter o resultado desejado, é preciso realizar ensaios com os materiais a serem utilizados em determinada obra. Outro ponto importante a ser destacado é a importância de se conhecer a compatibilidade com o cimento utilizado. Entre os principais tipos de aditivos de concreto existentes no mercado estão os citados abaixo:

 

 

Redutores de água

Os aditivos redutores de água são utilizados para potencializar a trabalhabilidade do concreto, reduzindo o consumo dos componentes do material.

Incorporadores de ar

Oferecem melhor trabalhabilidade do concreto, aumentando a durabilidade, diminuem a permeabilidade e a segregação, deixando o concreto mais coeso e homogêneo. Além disso, ele permite incorporar, durante o amassamento do concreto, uma quantidade controlada de pequenas bolhas de ar, uniformemente distribuídas, que permanecem em estado endurecido.

Aceleradores ou Retardadores de pega

Os aditivos aceleradores são usados para acelerar o processo de transição entre o estado plástico para o estado endurecido do concreto, enquanto os retardadores adiam essa reação no processo.

Aceleradores de resistência

Aditivo que aumenta a taxa de desenvolvimento das resistências iniciais do concreto, com ou sem modificação do tempo de pega.

 

Plastificantes ou plastificadores

Os plastificantes reduzem a quantidade necessária de água utilizada, oferecem melhor trabalhabilidade ao concreto, o que facilita o acabamento e o adensamento.

Redutores de água

Aditivo que, sem modificar  a consistência do concreto no estado fresco, permite reduzir o conteúdo de água de um concreto; ou que sem alterar a quantidade de água, modifica a consistência do concreto, aumentando o abatimento e a fluidez; ou, ainda, aditivo que produz esses dois efeitos simultaneamente, sem alterar as funções de pega.

Além dos aditivos de cimento já citados acima, existem os aditivos plastificantes de alta resolução que podem combinar os efeitos de um aditivo redutor de água com alto desempenho com os efeitos dos aditivos retardadores de pega, o que seria uma função secundária agregada à mistura. Segundo Heloisa Cristina, entre as vantagens da utilização dos aditivos, que podem ser utilizados tanto em concreto quanto em argamassa, estão a grande gama de aplicações possíveis pela modificação das propriedades do concreto, como torná-lo autoadensável, permitir a rápida produção de elementos pré-fabricados e aumentar o tempo útil de utilização do material e sua trabalhabilidade. E as desvantagens são a falta de conhecimento de alguns profissionais que não os utilizam da maneira adequada.

 

Quer descobrir como aplicar de forma correta os aditivos de concreto? Confira: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/7108/

Compartilhe esta matéria

Tecnologia na construção civil

Baixe o podcast e saiba mais sobre transformação digital no setor

Mapa da Obra - E-book
X