Votorantim Cimentos
Publicado em 29/12/2017Saiba as diferenças entre o piso de concreto polido e o piso de cimento queimado
O concreto polido passou do chão de fábricas para ambientes residenciais modernos e estilosos.Créditos: Shutterstock

Saiba as diferenças entre o piso de concreto polido e o piso de cimento queimado

Embora apresentem características semelhantes, cada técnica tem a sua particularidade

Tendência e sucesso em projetos residenciais e comerciais, o piso com aspecto cru e rústico pode ser alcançado através do cimento queimado ou do concreto polido. Embora o piso de cimento queimado esteja associado a algo provisório e simples, como um piso de canteiro de obra, e o concreto polido ao uso industrial ou em garagens de shopping e prédios, eles também ganharam destaque em projetos de arquitetura e viraram estrelas em ambientes de quem deseja estilo, sofisticação e durabilidade.

Apesar de eles apresentarem aspecto visual parecido, o concreto polido e o cimento queimado chegam ao resultado através de técnicas, equipamentos, mão de obra e materiais diferentes. O engenheiro Marcus Coimbra Israel, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, ajuda a identificar a diferença entre concreto polido e cimento queimado e as suas vantagens.

Concreto polido

Antes limitado a locais de tráfego intenso de veículos pesado como fábricas e centros logísticos, bem como áreas de estacionamento de veículos em prédios, shoppings e aeroportos, o piso de concreto hoje ocupa salas, quartos e cozinhas em projetos residenciais. Apesar de menos exigente quanto ao desempenho, quando comparado com o uso industrial, o concreto polido para uso residencial também possui um traço específico que permite a realização do acabamento com equipamentos apelidados de “helicópteros”, atingindo a resistência e tonalidade desejadas.

equipamento helicóptero

Para garantir um bom resultado, após a aplicação o concreto deve ser nivelado. Em seguida, o piso recebe os cortes para dilatação, procedimento que ajuda a evitar patologias como fissuras e desplacamentos. O polimento só ocorre após a secagem e têm o objetivo de nivelar e conferir maior resistência a impactos, além de tornar o piso brilhante. A superfície, por ser lisa, não necessita de cuidados especiais com limpeza, dispensando o uso de abrasivos que podem manchar e danificar o piso.

É fundamental contratar mão de obra especializada, usar os equipamentos corretos e se atentar ao traço e à qualidade do concreto. A Engemix, concreteira da Votorantim Cimentos, possui para essa aplicação o concreto Pisomix, especialmente desenvolvido e pensado para aplicações em piso, com as características ideais para execução e acabamento, reduzindo os riscos de fissuras, além de proporcionar uma excelente resistência superficial, garantindo a durabilidade e vida útil do piso.

fissura no piso

delaminação no piso

 

Cimento queimado

Por ter um custo relativamente baixo para a execução, acaba sendo uma alternativa moderna para quem pretende poupar. Outra vantagem do revestimento é a durabilidade alcançada através da execução correta com juntas de movimentação e cura para evitar as indesejadas fissuras e delaminação do piso.

Embora o nome transmita a ideia de queima, o processo não leva fogo. A técnica consiste em polvilhar o cimento em pó sobre a argamassa de contrapiso recém-executada, fazendo o acabamento (queima) do piso com uma desempenadeira metálica lisa.

A técnica pode ser executada também sobre contrapisos já existentes. Para isso, a base precisa estar limpa para receber uma mistura de cimento, adesivo PVA ou acrílico e água. Essa mistura funciona como ponte de aderência entre o piso antigo e o acabamento, mas, para isso, o contrapiso precisa ter porosidade e o acabamento precisa acontecer antes da secagem da mistura cimento + adesivo + água.

Desde que bem aplicado, é extremamente durável. Por isso, é fundamental contar com aplicadores especializados. Para atingir diferentes tonalidades pode-se usar pó de mármore ou pó de quartzo, mais pigmento colorido em pó, adicionado até atingir o tom desejado. Caso o revestimento seja produzido com cimento branco recomenda-se utilizar pó de mármore na argamassa de contrapiso para evitar manchas na superfície acabada.

Quer saber mais sobre a preparação do piso de cimento queimado? Confira quais são os tipos de argamassa e cimento mais indicados para o processo.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também