
Bioconstrução: LowConstrutores oferece curso de construção natural
Taipa de pilão, pau a pique e blocos de terra comprimida são temas de curso
Imagine fazer fundações com pedras e pneus reutilizados, construir com terra, taipa e pilão, e ainda aprender técnicas de pau a pique e fabricação de blocos de terra comprimida (adobe). A LowConstrutores oferece cursos abertos sobre construção natural, conceito que inclui práticas de bioconstrução, ou seja, fundamentos ecológicos desde a concecpção até o resultado.
De acordo com a arquiteta Bruna Jorge Alves, a construção natural é resultado do meio ambiente em que está inserida, pois é feita e moldada a partir de materiais locais. “Por isso sua aplicação varia a cada lugar, dependendo dos materiais disponíveis e, consequentemente, das técnicas usadas em cada caso”, define.
Leia também: O que é qualidade ambiental
“A construção natural é muito importante pelos resultados que oferece no uso do espaço construído, ao longo do tempo. Tudo é feito após minuciosa avaliação do entorno e seus recursos existentes”, explica a arquiteta. A prática promove espaços em equilíbrio com o homem, que interage diretamente com materiais e técnicas de bioconstrução, aprendendo desde cedo a fazer as manutenções que serão necessárias no futuro.
O último curso da LowConstrutores aconteceu de 1 a 5 de maio, na Ecovila El Nagual, Santo Aleixo (Serra dos Orgãos), que fica na região de Magé, Rio de Janeiro, e incluiu também técnicas de colocação de janelas, trabalhos de marcenaria e introdução à oficina de mosaicos. Para os próximos cursos, inscrições poderão ser feitas pelo blog.
Conheça a legislação urbana para evitar problemas em seus projetos de construção