
6º Prêmio Nacional de Pré-fabricados de Concretos
Trabalhos apresentados no 6º Prêmio Nacional de Pré-fabricados mostraram a habilidade dos estudantes em projetar com a técnica construtiva
O concurso, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com apoio da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) e patrocínio da Votorantim Cimentos, teve como tema Soluções Habitacionais Sustentáveis.
O Prêmio Nacional de Pré-fabricados
Além de promover o exercício da arquitetura entre os estudantes, o Prêmio Nacional de Pré-Fabricados de Concretos favorece a discussão sobre a arquitetura coletiva focada na habitação, no interesse social, explica Rosana Ferrari, presidente do IAB-SP. Neste ano, além de revelar novos talentos como nas edições anteriores, os resultados mostraram habilidade dos estudantes em projetar com a técnica construtiva do pré-fabricado.
De acordo com a arquiteta e urbanista Liane Makowski de Oliveira e Almeida, membro do Conselho Superior do IAB-SP, verificou-se a exploração dos recursos funcionais, técnicos e estéticos dos elementos pré-fabricados em concreto.
Quanto ao tema, Liane avalia: além de possibilitar a reflexão conjunta, abriu-se a oportunidade de se criar boas alternativas para enfrentar a questão do déficit habitacional no Brasil, atualmente com mais de seis milhões de moradias. Para Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC, a qualidade dos projetos surpreendeu organizadores e jurados, por serem compatíveis ou até melhores do que trabalhos profissionais.
Chegamos ao final com 37 trabalhos classificados, dos cerca de 200 inscritos, um número bastante expressivo. O trabalho vencedor, do estudante Jhonny Rezende, propôs a criação de 400 unidades habitacionais em uma região entre Cidade Tiradentes e Guaianazes. Os edifícios, em lâmina, formam praças e um grande parque linear que forma um polo sociocultural integrado ao CEU Inácio Monteiro.
Lajes pré-fabricadas: normas definem as dimensões que devem ser utilizadas em cada obra