
Dicas para construir paredes com blocos de concreto
Para calcular a quantidade de blocos é preciso ter as dimensões e a altura do cômodo, e subtrair da área os vãos de janelas, portas e aberturas
Levantar paredes com blocos para construir um cômodo da casa exige técnica e conhecimento. O primeiro passo é identificar o tipo de bloco que irá compor a alvenaria. Os mais utilizados são os de cerâmica e os de concreto. Enquanto o primeiro é mais leve, tem fácil transporte e contribui para o conforto termoacústico da edificação, o segundo é a solução mais econômica, garante mais resistência, melhor planicidade e menor desperdício de materiais – tanto de bloco, quanto de argamassa para assentamento, reboco e gesso para revestimento.
“Outra vantagem do bloco de concreto é a maior disponibilidade no mercado, e o fato dos pontos de fabricação e fornecimento estarem próximos dos consumidores”, afirma Jefferson Sidney Camacho, doutor em engenharia civil e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Como calcular a quantidade de blocos
Após especificar o tipo de bloco, é necessário calcular a quantidade necessária para a construção. Para isso, deve-se ter as dimensões e a altura do cômodo. Um croqui com as medidas pode facilitar, mas é importante subtrair da área os vãos de janelas, portas e aberturas existentes.
De acordo com o fascículo técnico Mãos à obra Pro, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), um cômodo com área construída de 50,24 m² pede 12,5 unidades por m² de blocos de concreto (14 x 19 x 39 cm). Ao multiplicar, chega-se ao total de 628 blocos inteiros. Para calcular a quantidade de meios-blocos, basta adicionar 10% (porcentagem de reposição para perdas e quebras).
Passo-a-passo de paredes com blocos
O assentamento dos blocos de concreto para a alvenaria de vedação deve ocorrer 28 dias após a finalização da estrutura. Recomenda-se o uso da argamassa industrializada de assentamento e vedação Matrix.
Confira as etapas a seguir:
- Prepare a argamassa de assentamento (mistura do pó com a água)
- Umedeça a área de aplicação
- Assente um bloco (com furos verticais, adequados para instalações hidráulicas e elétricas) em cada pilar já montado
- Faça a primeira fiada com o auxílio de um fio de nylon (para garantir o alinhamento)
- Verifique sempre o nível e o prumo do bloco
- Corrija o bloco de concreto – caso esteja torto – antes do endurecimento da massa
- Comece as demais fiadas pelos pilares e faça as juntas intercaladas (também na união das paredes)
- Passe os conduítes e as instalações hidráulicas pelos furos verticais dos blocos
- Verifique se há juntas verticais sem preenchimento
Confira também como fazer chapisco e reboco na parede de concreto
Execução racionalizada
Para Camacho, “otimizar a fase de execução da alvenaria é fundamental para o sucesso do projeto. Deve-se considerar a aplicação adequada das técnicas de coordenação e a racionalização do sistema como um todo, além da compatibilização com os demais projetos. Importante, ainda, fazer o planejamento e o preparo antecipado das peças especiais que deverão ser empregadas na obra, como blocos elétricos e hidráulicos, vergas e contravergas”.
Dentro desse contexto de racionalização, na hora de levantar paredes com blocos o uso de argamassas industrializadas encaixa-se perfeitamente. O produto já vem pronto de fábrica e com propriedades de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ganha-se na rapidez de aplicação e organização na logística, com fornecimento programado.
É o caso das argamassas Matrix de assentamento e vedação, Múltiplo Uso e dos grautes, com distribuição da Votorantim Cimentos. O sistema Matrix oferece soluções de armazenamento, transporte vertical e homogeneização do material na própria obra. Assim, contribui para reduzir o desperdício, a movimentação interna e a mão de obra.
