
Contratação de mão de obra na construção civil
Saiba como escolher os profissionais ideiais, de acordo com a dimensão da obra
A contratação de mão de obra na construção civil é uma das etapas mais delicadas. Afinal, trata-se dos profissionais que deverão atender às muitas expectativas envolvidas em um projeto de reforma ou construção.
Contratar mão de obra na construção civil é uma grande responsabilidade, que requer atenção aos seguintes pontos:
- Dependendo da dimensão da construção/reforma, é necessário contratar um engenheiro ou arquiteto para projetar a obra.
- Estes cobram, em média, 15% sobre o valor total da obra para realizar o trabalho, mas o preço pode variar conforme o projeto.
- Sempre peça referências sobre os profissionais antes de contratá-los: qualidade do trabalho, cumprimento de prazos e organização são pontos primordiais a serem checados. Caso busque profissionais pela internet, prefira sites já conhecidos pelo mercado. Imobiliárias e escritórios de arquitetura e engenharia costumam ser boas fontes para a indicação de pedreiros, pintores, eletricistas e outros profissionais do ramo.
- Estabeleça com os profissionais um contrato de prestação de serviço com itens como prazos, pagamentos e especificação do que será realizado. O orçamento do valor a ser pago aos pedreiros é normalmente baseado no tempo em que cada um deles gasta para realizar um trabalho em um determinado espaço (1 hora para revestir 1m2 de parede, por exemplo).
O uso de equipamentos de proteção individual deve ser uma prioridade no canteiro de obras! Saiba quando e como usar os EPIs.