
IoT na construção civil: benefícios, tendências e desafios
Uso da Internet das Coisas tem o potencial de transformar a rotina no canteiro de obras.
A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) é uma das inovações mais populares da transformação digital. Por meio dessa tecnologia, é possível conectar e integrar diferentes dispositivos em uma mesma rede.
Quando associada a outras tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) ou Realidade Aumentada, a IoT é capaz de proporcionar ainda mais benefícios e conectividade.
A IoT já possui um papel essencial em casas e cidades inteligentes, por exemplo. E, em alguns setores, como na construção civil, a tendência é se consolidar como uma ferramenta indispensável para otimizar processos e recursos.
Neste conteúdo, saiba mais sobre as aplicações, as tendências e os desafios do uso da Internet das Coisas no canteiro de obras.
IoT na construção civil
O aumento da conectividade entre os dispositivos proporcionado pela Internet das Coisas pode otimizar tempo, elevar a segurança e gerar economia no canteiro de obras.
Nesse sentido, a tecnologia IoT na construção civil é uma grande aliada, pois permite:
- aplicação de sensores térmicos e de movimento;
- monitoramento de espaços em tempo real;
- controle de estoque dos materiais;
- simulações e projeções de construções;
- integração com wearables, smartphones e demais dispositivos.
Benefícios da IoT na construção civil
A IoT possui o potencial de transformar a rotina no canteiro de obras, garantir entregas mais pontuais e modernizar os projetos.
Entre os principais benefícios do uso da Internet das Coisas na construção civil estão:
- eficiência operacional, por meio do monitoramento contínuo de equipamentos;
- redução de custos, com simulações e projeções para identificar manutenções necessárias e melhorar a gestão de recursos;
- aumento da segurança, com rastreamento de atividades e acompanhamento das condições ambientais;
- promoção da sustentabilidade e redução de desperdícios, com maior controle de recursos.
Aplicações da IoT na construção civil
A Internet das Coisas pode ser utilizada em diferentes etapas de um projeto da construção civil, como na identificação de áreas que requerem monitoramento e na aquisição de dispositivos e equipamentos. A IoT também permite a integração com outros sistemas, como ERPs e o BIM.
Os ERPs são sistemas de gestão que centralizam informações e processos em um só lugar, facilitando o controle de recursos, estoque, orçamento e cronograma das obras. Quando integrados à IoT, permitem a automação e a análise de dados em tempo real, otimizando a tomada de decisões no canteiro de obras.
Conheça outras aplicações da IoT na estratégia e integração de sistemas e aparelhos no setor:
- sensores de temperatura, umidade e vibrações, que ajudam a manter o controle da qualidade dos materiais e verificar o canteiro de obras em tempo real;
- monitoramento de equipamentos e máquinas, prevenindo perdas e otimizando a manutenção;
- sistemas de gestão, favorecendo o gerenciamento dos processos no canteiro de obras, com auxílio do BIM e demais softwares;
- dispositivos inteligentes, que são implementados para aumentar a automatização e a segurança dos usuários;
- wearables, que podem ser utilizados pelos colaboradores para monitorar sinais vitais e a exposição a riscos, garantindo o bem-estar dos profissionais.
A IoT também é uma grande aliada da construção verde e das práticas ESG. Afinal, é possível monitorar certificações ambientais, realizar integrações com sistemas ecológicos, gerenciar o uso de recursos e alavancar a energia renovável.
Tendências da IoT na construção civil em 2025
Como toda tecnologia quando bem aplicada, a IoT segue em desenvolvimento, buscando aprimorar ainda mais a conectividade e a integração de sistemas.
O uso crescente de plataformas de dados que permitem integrar todo o canteiro de obras, aprimorar a conexão com outros dispositivos, estimular a automação dos processos e manter o andamento das tarefas é um exemplo desse avanço para a construção civil.
A implementação de gêmeos digitais (digital twins) será uma tendência crescente em 2025. Essa tecnologia cria réplicas virtuais altamente precisas de projetos, estruturas e até mesmo processos construtivos. Com os digital twins, é possível simular diferentes cenários, testar soluções e prever falhas antes mesmo do início das obras. Isso reduz desperdícios, otimiza custos e melhora a segurança no canteiro de obras, garantindo uma execução mais eficiente e sustentável.
Em 2025, até mesmo a conectividade 5G pode influenciar o setor. Isso porque melhora a conexão entre os sistemas, reforçando a IoT e potencializando os benefícios da tecnologia. A velocidade e o curto tempo de resposta do 5G permitirão uma transmissão de dados mais rápida e estável, facilitando o monitoramento em tempo real de equipamentos, sensores e trabalhadores, além de viabilizar o uso de drones para inspeções mais precisas e automatizadas.
Além disso, a utilização de inteligência artificial associada à IoT ganhará mais força, possibilitando o desenvolvimento de sistemas preditivos para identificar falhas antes que elas ocorram e melhorar a tomada de decisões.
Desafios e barreiras na implementação da IoT
Ao planejar a implementação de qualquer estratégia ou tecnologia, é essencial considerar os desafios e limitações.
No caso da IoT na construção civil, as barreiras estão relacionadas a:
- alto custo de implementação;
- necessidade de treinamento e adaptação cultural dos profissionais;
- gestão da privacidade de dados e segurança da informação.
Escolher aplicar a Internet das Coisas no setor implica em estudar as possibilidades, reconhecer os benefícios e avaliar os riscos. Com isso, é possível desenvolver estratégias para aproveitar essa tecnologia e fazer parte da transformação digital, potencializando seus projetos e resultados.
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por “Inteligência Artificial na Construção Civil“: