Publicado por Votorantim Cimentos em 31/10/2024Shaft: saiba tudo sobre
Shafts são essenciais para organização eficiente em edifícios.Créditos: iStock

Shaft: saiba tudo sobre

Aprenda sobre shafts na construção civil e suas vantagens para facilitar a manutenção em edifícios.

Todo o esforço de uma obra deve estar voltado para otimizar a vida de quem utilizará a edificação e dos que ficarão responsáveis por sua conservação.

E um dos recursos que facilitam a manutenção de construções no dia a dia é o shaft, usado em edifícios e em casas.

Neste conteúdo, explicaremos o que é shaft, como ele é aplicado, os principais tipos e as vantagens que oferece. Continue a leitura!

O que é shaft?

O shaft de construção (conhecido como poço de serviço ou poço de instalações) é um espaço vertical projetado para acomodar diversos sistemas essenciais, como fiação elétrica, encanamento, ventilação, elevadores e outras infraestruturas.

Em geral, fica oculto atrás de uma parede próxima a locais em que é necessário pontos elétricos, de água, climatização, entre outros.

Banheiros, cozinhas e áreas de lavanderia são as regiões da casa que mais acomodam os shafts. Em estruturas de grande porte, eles são ainda mais importantes, já que a quantidade de fios é enorme.

Quais são os principais tipos?

Existem alguns modelos conhecidos de shafts, cada um com uma função. Além disso, os shafts podem ser fabricados a partir de diferentes materiais, como aço, aço inoxidável, fibra de carbono, alumínio e até titânio. 

A escolha do material depende das exigências de resistência, durabilidade e peso, além das condições do ambiente onde será instalado. 

O aço-carbono é o material mais comum, enquanto o aço-liga e o aço inoxidável são recomendados para aplicações que necessitam de maior resistência. Já a fibra de carbono é utilizada em aplicações de alta performance, o alumínio, em locais que demandam redução de peso, e o titânio, em aplicações de alta tecnologia.

Confira quais são os tipos de shafts:

  • Shaft de elevador: projetado para acomodar o sistema de elevadores, incluindo contrapeso, cabos e mecanismos de tração.
  • Shaft de serviços (service shaft): utilizado para abrigar tubulações de água, esgoto, gás e sistemas elétricos.
  • Shaft de ventilação: destinado ao transporte de ar fresco e exaustão de ar para a ventilação adequada dos espaços internos.
  • Shaft de incêndio: contém sistemas de combate a incêndio, como sprinklers e hidrantes, além de caminhos para evacuação de fumaça.
  • Shaft de comunicação: abriga cabos de telecomunicações e redes de dados, garantindo conectividade em todo o edifício.

Onde são aplicados?

Os shafts podem ser aplicados em todos os tipos de edifícios. Porém, cada um poderá se beneficiar de maneira específica a partir de suas necessidades.

Em prédios comerciais, os shafts são usados para integrar sistemas de elevadores, ventilação e serviços essenciais. Já em casas e apartamentos, para facilitar a instalação e a manutenção de encanamento, eletricidade e climatização.

Em hospitais e centros de saúde, os shafts podem garantir que sistemas de oxigênio sejam facilmente acessíveis em caso de manutenção, por exemplo. E, na indústria, podem abrigar partes de seu processo, como tubulações de matérias-primas.

Quais as vantagens?

Confira algumas das principais vantagens do uso dos shafts:

  • Organização e acessibilidade: facilitam o acesso e a organização de múltiplos sistemas em um único espaço.
  • Manutenção simplificada: permitem manutenção e reparos mais fáceis dos sistemas internos, sem grandes intervenções na estrutura do edifício.
  • Segurança: melhoram a segurança contra incêndios e facilitam a evacuação de fumaça e calor.
  • Eficiência espacial: maximiza o uso eficiente do espaço no edifício, integrando múltiplos sistemas verticalmente.
  • Flexibilidade de design: permite flexibilidade no design arquitetônico ao acomodar diversos sistemas de infraestrutura.

Como funciona a manutenção do shaft?

Como a principal vantagem do shaft é a facilidade de manutenção, ela pode ser realizada a partir da inspeção visual dos eventuais problemas dos sistemas. A limpeza também é favorecida, o que ajuda no funcionamento constante dos recursos presentes no poço de serviços.

Outra vantagem é a possibilidade de fazer testes e identificar com maior precisão os problemas que estão paralisando ou prejudicando o fluxo das tubulações.

A praticidade deve fazer parte de um trabalho inteligente e os shafts podem ser uma excelente adição ao seu projeto, oferecendo aos clientes uma tecnologia para conduzir manutenções com maior facilidade após a entrega da obra.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X