
Você sabe projetar e calcular uma escada?
Além de permitir acessar outros andares da casa, as escadas também fazem parte da estética e arquitetura.
Criar o projeto ou calcular uma escada não é um trabalho simples. Necessita de muito estudo e análise do ambiente, afinal é preciso levar em consideração o tamanho do espaço, a funcionalidade da escada, o desejo e o gosto do cliente.
É importante analisar todos os fatores na hora de definir o projeto da escada. Já que é necessário calcular larguras e dimensões, todo o cuidado é pouco.
Ao pensar na escada ideal para um ambiente é importante pensar no espaço, se é um lugar comercial, residencial ou se será necessário ocupar menos espaço. Nesse caso, a escada modelo caracol são as ideais, aproveitam melhor o espaço e são discretas. A escolha do material varia de acordo com o acabamento desejado e valor de investimentos, podendo ser de metal, alvenaria ou outros tipos de acabamentos.

Como calcular uma escada?
Para iniciar o cálculo, é preciso levar em consideração alguns fatores, como:
- Determinar a altura total da escada e o ângulo de inclinação desejado. Em média, a inclinação comum é de 30-45 graus, já a altura deve ser de acordo com as normas de segurança vigentes.
- Escolher a largura da escada, que é 90 cm por padrão, mas pode variar de acordo com o espaço.
- Escolher os materiais que serão usados na escadaria.
- Fazer os desenhos detalhados da escada, projetando as medidas de acordo com os materiais escolhidos.
- Fazer o cálculo estrutural da escada conforme o ambiente e as normas vigentes.
Lembrando que todos os cálculos são feitos por arquitetos ou engenheiros, pois somente eles são aptos a desenvolver uma escada sem erros.
Outro ponto importante e que altera o preço final da escada é a escolha do material. Por isso, converse com seu cliente, entenda o desejo dele, o planejamento da decoração do ambiente e deixe-o ciente de que a escolha do material interfere diretamente no valor final.
Dimensões da escada
No Brasil é recomendado que a largura mínima seja de 80 cm quando se trata de uma residência dividida somente pela mesma família. Já nos prédios públicos, essa largura deve ser de no mínimo 1,20 m e pode variar de acordo com o fluxo de pessoas.
Já em relação ao tamanho do espelho, o ideal é que tenha 18 cm. É importante saber que nenhuma escada deveria ter 15 degraus seguidos, ou seja, é recomendado adicionar patamares, possibilitando uma área de descanso.
Agora, a altura ideal do vão entre a escada e o teto é de 2,15 m, no mínimo, de modo que os degraus fiquem bem distribuídos. Além disso, o corrimão varia entre 70 e 92 cm, sempre respeitando que deve acompanhar cada degrau de forma constante, seguindo a NBR 9050.
O cálculo de uma escada é algo delicado e pode variar de acordo com o ambiente e alguns fatores, por isso ter uma mão de obra qualificada é fundamental para elaborar o projeto e evitar futuras falhas.
Confira também dicas para uma construção mais econômica: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/reforma-e-construcao/construcao-mais-economica/