
Descubra como a Engemix entregou 2.400 m³ de concreto para bloco de fundação
Para atender a construtora Athivabrasil Empreendimentos Imobiliários, a Engemix teve um enorme desafio
Sabemos que a etapa de concretagem em uma obra é uma das mais desafiadoras e que, naturalmente, já exige uma preocupação com a logística e com a operação no canteiro de obras. No entanto, para atender a construtora Athivabrasil Empreendimentos Imobiliários, na obra do Athiva Office, em Novo Hamburgo (RS), o desafio foi ainda maior: entregar 2.400 m³ de concreto para a concretagem de um bloco de fundação.
Para uma operação como essa, que exigiria a mobilização de diversos caminhões-betoneiras, a retirada de muitos corpos de prova para validação do concreto entregue e também a verificação de temperatura de concreto, a Engemix em parceria com a Athivabrasil criou uma estratégia de operação que contou com a participação de uma grande equipe. “Nosso primeiro desafio foi convencer a concreteira de que era possível. Nós sabíamos do que precisávamos, sabíamos da dificuldade e que o tempo não poderia ser maior do que 5 ou 6 dias. Tínhamos limitantes de horário e dias, trabalhar preferencialmente dentro da semana para não incomodar os vizinhos. Além disso, tinha o agravante que era a questão do uso dos aditivos corretos, verificação de slump e traço do concreto”, conta Eduardo Frapiccini, diretor da Athivabrasil.
O desafio na prática
Além dos desafios técnicos, Eduardo Frapiccini e o engenheiro responsável pela obra, Thiago Munchen, contam que as usinas da Engemix que foram utilizadas para levar o concreto ficavam em outra cidade, Canoas e Sapucaía do Sul (RS). Para ser possível o atendimento, a construtora começava a concretar às 6h da manhã, para fazer mais viagens. O caminhão que conseguiu fazer mais viagens, fez cinco em um mesmo dia.
“Esse era o jogo. É como se você tivesse uma usina em duas cidades perto de São Paulo, sendo uma a 20 km e outra a 50 km. Nós começamos com a de 50 km mais cedo, porque o trânsito nesse horário era menor. A segunda cidade, mais perto, começava depois, porque ela tinha um percurso menor”, destaca Frapiccini.
“Nós alugamos caminhões para dar uma força para a Engemix. Foram oito caminhões que iam para a usina. Tínhamos duas bombas e máquinas auxiliares que ficavam ajudando a pista de chegada dos caminhões, porque quando você está com um canteiro provisório nas fundações, você tem terra o tempo todo com manutenção para os caminhões”, explica Munchen.
Dados técnicos
1- Layout do canteiro de obras otimizado. Veja aqui: https://www.instagram.com/tv/CW3U1IVvSVp/?utm_medium=copy_link
2. Número de termopares instalados: 28 sensores de temperatura + 1 para temperatura ambiente.
3. Profundidades dos termopares: 0,5m; 1,0m; 1,5m; 2,0m; 2,5m.
4. Volume de brita: colocamos 160 m³ líquidos de brita 4 no bloco.
5. Aditivo retardante de pega para que a camada do dia anterior não desse pega até a próxima concretagem.
6. 873 corpos de prova extraídos durante o processo (média de três corpos de prova por caminhão-betoneira).
Sobre a Athivabrasil e o Athiva Office
A Athivabrasil Empreendimentos Imobiliários iniciou as suas atividades no ramo da construção civil no ano de 2011 e desde então vem desenvolvendo projetos nas cidades de Novo Hamburgo e Gramado. A construtora se notabiliza por implementar em seus projetos diversas tecnologias, tais como reuso de esgoto tratado e utilização de placas solares para aquecimento de água.
Foi pioneira também na adesão à Norma de Desempenho, e em 2013 lançou o primeiro empreendimento certificado em nível superior em todos os requisitos dessa norma. Desde então, vem atuando no segmento residencial em Novo Hamburgo e Hoteleiro em Gramado, onde tem parceria em diversos empreendimentos além dos seus próprios Projetos.
Neste momento, a construtora está com um novo lançamento na cidade de Novo Hamburgo, o Athiva Office. Trata-se de um empreendimento de 33 pavimentos, onde haverá 150 salas comerciais, estacionamento, térreo com sala multiuso, salas de reuniões e salão de festas. Serão 27.000 m² de área construída. Esse empreendimento teve sua estrutura analisada no túnel de vento para prever os esforços e impactos deste na estrutura. Após análise da equipe multidisciplinar de projetos, que envolve projetistas e consultores contratados pela empresa, optou-se pela utilização de um grande bloco de fundação na região onde ficará a torre de 33 andares do empreendimento (com informações da construtora).