
Saúde e segurança em canteiro de obra
Um bom treinamento de capacitação e conscientização é de extrema relevância
As Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, sancionadas através da Lei 6.514/77 e aprovadas pela Portaria 3.214, em meados de 1978, formam um alicerce que fundamenta todo o segmento de segurança e saúde no trabalho do país.
A grande maioria das normas nunca passou por um processo de atualização desde que foram sancionadas – e, por isso, se tornaram obsoletas com o passar dos anos. Porém, pensando em formas de modernizar o setor construtivo neste sentido, no dia 30 de julho de 2019, o Governo Federal lançou um amplo processo de atualização de regras que passaram a nortear os parâmetros de segurança para o setor trabalhista brasileiro.
Segundo Márcio Paschoalinotto, gerente do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da A.Yoshii, é importante fazer com que os empregados tenham consciência dos riscos através de avisos próximos aos ambientes de trabalho em canteiro de obras, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. A comunicação visual é de extrema importância para alertar os empregados sobre possíveis riscos. “Temos várias ações que realizamos no intuito de orientar nossa equipe com relação a saúde e segurança do trabalho”, ressalta.
Para garantir a segurança dos profissionais em canteiros é importante que para se executar qualquer função o empregado seja orientado e capacitado para a sua atividade antes de iniciar a tarefa (em atendimento a legislação, em especial as NR (Normas Regulamentadoras). “Na A.Yoshii, temos procedimentos na área de SESMT que orientam sobre a execução correta de cada atividade com segurança”, salienta.
Saúde e segurança: confira abaixo os principais documentos e programas:
- PO: Procedimento Operacional;
- APR: Análise Preliminar de Riscos;
- PT: Permissão de Trabalho;
- OS: Ordem de Serviços;
- Check list de máquinas e equipamentos;
- Treinamentos específicos para operação de máquinas e equipamentos;
- Temos Programas elaborados em atendimento as NR, segue alguns exemplos:
- PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil);
- PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
- LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho)
- LIP (Laudo de Insalubridade e Periculosidade)
- PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL)
- PPR (Programa de Proteção Respiratória)
- PCA (Programa de Conservação Auditiva)
- PAE (Plano de Atendimento a Emergências)
- AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
- PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).
Ainda, de acordo com Paschoalinotto, na A.Yoshii são realizados projetos de proteção coletiva específicos para cada obra, o que auxilia as equipes na forma de programarem e instalarem as proteções necessárias para a sua própria segurança, a instalação de EPC (equipamento de Proteção Coletiva) e todos os empregados são orientados sobre a utilização adequada de seus EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Outro fator fundamental é a conscientização da equipe, desde da liderança até todos os liderados, somente através de conscientização efetiva é possível conquistar resultados satisfatórios. “Para isto, como dito anteriormente, temos programas e ações contundentes voltada a área de SESM”, ressalta o representante. Respeitar as pessoas, para que a conscientização não seja imposta, e sim, faça parte da rotina do empregado. “Além, é claro, de um bom treinamento e capacitação que é de extrema relevância”, complementa.
Faça o download gratuito do e-book especial PCMAT e NR-18: Como garantir a segurança do trabalhador: http://mapadaobra.rds.land/pcmat-nr18