
Principais cuidados ao executar estrutura de concreto armado
Essa combinação tem o objetivo de aproveitar as qualidades do material
O concreto armado costuma ser utilizado como referência para a execução de estruturas resistentes à tração e compressão. Isso ocorre por se tratar de um produto versátil e com alta durabilidade e que na construção civil utiliza o aço como um elemento com características de alta durabilidade a fim de complementar o desempenho. Em uma definição mais prática, o concreto armado trata-se basicamente de uma estrutura de concreto com armações de barras de aço no seu interior.
De acordo com o engenheiro Pedro Henrique Cerento de Lyra, professor de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, o concreto armado é um tipo de estrutura que combina o concreto com as barras de aço. A combinação tem o objetivo de aproveitar as qualidades do concreto (como baixo custo, durabilidade, boa resistência à compressão, ao fogo e à água) e do aço (por exemplo, a ductilidade e excelente resistência à tração e à compressão), “o que permite construir elementos com as mais variadas formas e volumes, com relativa rapidez e facilidade”, ressalta. O concreto armado pode ser utilizado nos mais variados tipos de obra porque permite construir elementos com as mais variadas formas e volumes, com relativa rapidez e facilidade, por exemplo:
- Edificações;
- Obras de saneamento;
- Estação de tratamento de água;
- Sistemas de esgotos;
- Barragens;
- Usinas hidrelétricas;
- Prédios;
- Pontes;
- Viadutos.
Principais cuidados antes e depois da obra
Os principais cuidados durante e após a execução devem ser tomados a fim de assegurar a durabilidade das estruturas de concreto armado durante a elaboração de seu projeto é que o concreto deve possuir algumas especificações técnicas claras e que seja dosado de forma racional, obedecendo aos devidos parâmetros de durabilidade e de resistência mecânica. Durante a execução da construção, o cobrimento das armaduras deve ser seguido à risca, para isso podem ser utilizadas ferramentas específicas, tais como espaçadores com as dimensões adequadas para a aplicação.
Ainda de acordo com o docente, durante a execução da obra deve-se ter o cuidado antes, durante e depois da concretagem. Para a etapa antes da concretagem é importante verificar a limpeza e nivelamento das fôrmas e colocação correta dos escoramentos. Durante a concretagem precisa ter o cuidado ao verificar se o adensamento está sendo realizado de forma correta para eliminar vazios e bolhas de ar. “Após a concretagem é preciso respeitar o tempo de cura do concreto e ter cuidado durante a desforma da estrutura. Caso apareça alguma falha, a mesma deve ser corrigida imediatamente”, orienta. Já no pós-obra é importante estabelecer um plano de manutenção que possua os dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. “A manutenção preventiva pode ser uma inspeção visual rotineira com objetivo de analisar e identificar quaisquer alterações no concreto e a manutenção corretiva é caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata”, complementa.
Além do que já foi mencionado anteriormente, outro cuidado para a execução ideal da concretagem é que as formas devem estar limpas, sem a presença de materiais contaminantes e impregnadas com agente desmoldante, sendo estanques para evitar perda da nata de cimento. É importante que elas sejam molhadas antes da concretagem a fim de evitar que esta absorva a água do concreto. Outro ponto a ser destacado é a importância do concreto a ser lançado e adensado adequadamente, ou seja, o ar aprisionado deve ser retirado a fim de evitar as tão conhecidas ‘bicheiras’ ou ‘nichos de concretagem’. É fundamental que o concreto não seja lançado de alturas superiores a 2 metros, evitando-se, desta forma, segregação.
Normas de especificação
As principais normas para a especificação das estruturas de concreto armado são:
- NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento.
- NBR 6122 – Projeto e execução de fundações.
- NBR 7480 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado – Especificação.
- NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.
- NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento.