
SindusCon-SP abre espaço para construtechs
O Icon Hub será inaugurado ainda este ano e receberá empresas ligadas a tecnologia e construção
A inovação realmente está invadindo o mercado da construção. Prova disso é que, atualmente, o Brasil abriga mais de 350 construtechs – startups e empresas de tecnologia voltadas para o setor de engenharia e construção –, de acordo com um mapeamento realizado pela Construtech Ventures neste ano. Considerando a ligeira recuperação do setor e os esforços do segmento em incluir novas tecnologias em todos os seus processos, o cenário das construtechs só tende a crescer.
E foi pensando na fomentação dessas empresas que o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Neo Ventures, vai inaugurar ainda este ano o iCON Hub, um espaço dedicado a receber construtechs de todo o país. O local ficará na nova sede do sindicato, situado na Vila Clementino, zona sul de São Paulo.
De acordo com Conrado Rabelo, head do iCON, a ideia do sindicato de se posicionar no sentido de conectar os tradicionais players da indústria com startups surgiu não apenas para continuar atendendo e suportando as demandas tecnológicas, mas também para proporcionar a disseminação e o uso de novas tecnologias, em especial para pequenas e médias empresas que, naturalmente, não possuem acesso ágil, eficiente e democrático à nova forma de trabalhar e desenvolver soluções.
“Nosso intuito é fomentar a inovação e o empreendedorismo no setor da construção civil brasileira, por meio de conexões entre empresas, organizações, empreendedores e centros de conhecimento e tecnologia para gerar novos negócios”, complementa.
Critérios para participação
Segundo Rabelo, no dia a dia o iCon Hub ficará disponível para o recebimento de palestras, workshops e eventos promovidos pelo público em geral. Há também um edital que será aberto para que startups e empresas participem do Programa de Inovação Aberta com soluções inovadoras para o setor. As startups selecionadas trabalharão em conjunto com a equipe do iCON e das construtoras, com o objetivo de desenvolver soluções e novos negócios para o setor da construção. A comissão de avaliação desse projeto é formada pela equipe iCON, que conta com executivos de construtoras e do mercado de construção no geral.
“O SindusCon-SP ficará a par dos negócios realizados pelas construtechs, principalmente para poder conectar e democratizar o acesso, para todo um setor, à novas tecnologias e negócios disruptivos”, afirma o representante da nova plataforma.
Opinião no setor
Para Bruno Loreto, CEO-fundador da Terracotta Ventures e embaixador da MITHUB, um coworking voltado para empresas com soluções inovadoras para a construção, uma das vantagens do coworking é esse intercâmbio de experiências com empresas que já estão consolidadas no mercado”. Atualmente, o iCON já conta, inclusive, com contrato assinado com grandes empresas.
De acordo com o SindusCon-SP, o espaço será apenas um ponto de apoio para todas as empresas participantes do Hub, e elas terão direito a usufruir conforme a necessidade: em reuniões de projeto, durante os eventos internos ou até mesmo hospedadas nas posições de trabalho que lhe forem destinadas. Segundo o head do iCON, o hub de inovação será aberto para toda e qualquer empresa que se insira em algum ponto da cadeia da construção e que esteja buscando trabalhar ou, principalmente, desenvolver novos modelos de negócio.
Veja quais são os principais desafios das construtechs no momento
https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/construtechs-desafios/