
Revestimento de cozinha: como escolher o material ideal
É preciso considerar revestimentos de fácil limpeza e com superfície menos porosa
Dentre os cômodos de um imóvel, a cozinha é um dos que mais necessita de cuidados. Esse espaço é exposto constantemente a umidade e gordura, já que ali se preparam alimentos. Por isso, na hora de escolher os revestimentos de cozinha que vão compor esse acabamento, é preciso analisar se apresentam superfícies porosas e quais são mais fáceis para limpar.
Conforme afirma João Carlos Gabriel, professor de engenharia civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, “as superfícies devem ser lisas e fáceis de limpar. Assim, é preciso evitar superfícies rugosas, difíceis de limpar e muito porosas, com alta aderência de gorduras, fungos e bactérias.”
Dentre os diferentes tipos de revestimentos que podem ser aplicados nas cozinhas, estão a pintura acrílica, azulejos, ladrilhos, mosaicos, pastilhas, porcelanato em madeira, mármore, cimento queimado, pedras como limestones, slates e basaltos, entre outros.
Na hora de escolher o tipo de revestimento, é preciso considerar também aquele que apresentará harmonia com o ambiente. “Sugere-se uma superfície mais clara para facilitar a iluminação do espaço. O material escolhido deve estar de acordo com o padrão dos móveis da cozinha e também com os eletrodomésticos”, orienta o professor João Carlos Gabriel.
Para a aplicação, as superfícies devem estar limpas e lisas, sem a presença de poeira. Já a argamassa utilizada para a fixação das cerâmicas deve ser de qualidade, e o profissional escolhido deve ter experiência, para que realize as atividades com precisão.
Como escolher a argamassa para revestimento de cozinha
Antes de escolher a argamassa para assentar os revestimentos de cozinha é necessário considerar a sua tipologia. A Votorantim Cimentos, por exemplo, tem em seu portfólio de materiais, a linha de argamassas Votomassa, para cada tipo de revestimento e necessidade da obra.
Conheça algumas delas:
Votomassa AC I Cerâmica Interna: ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas, pisos e paredes.
Votomassa AC II Cerâmica Interna e Externa: ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas e externas, pisos e paredes.
Votomassa AC III Flexível (cinza ou branca): ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores e granitos em áreas internas e externas, pisos e paredes, inclusive em piscinas e fachadas.
Votomassa Porcelanato Interno (cinza ou branca): ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos e porcelanatos em áreas internas, pisos e paredes.
Votomassa Pastilhas: ideal para assentar e rejuntar simultaneamente pastilhas de vidro e porcelana.
Votomassa Cola Tudo (cinza ou branca): ideal para assentamento de revestimentos de grandes formatos e/ou baixa espessura, pedras naturais, cerâmicas, porcelanatos, pastilhas de porcelana e pastilhas de vidro, em áreas internas e externas, inclusive fachadas, piscinas e instalações submersas.
Quer saber mais sobre revestimentos? Descubra os tipos de porcelanatos existentes no mercado:
https://www.mapadaobra.com.br/gestao/revestimento-porcelanato/