
Entenda a importância dos pavimentos permeáveis de concreto
Aliado do meio ambiente, o concreto permeável tem grande capacidade de absorção de água da chuva
Presente no dia a dia de quem circula pelas calçadas, estacionamentos, condomínios e parques, os pavimentos permeáveis, também conhecidos como poroso ou drenante, podem ser observados em diversos locais públicos ou privados e apresentam ótimas funcionalidades.
A definição que mais compreende o pavimento permeável é a que diz respeito aos espaços livres presentes em sua estrutura, afinal, é através deles que a água da chuva irá escoar e infiltrar no solo.
Produzidos a partir de uma mistura de cimento Portland, agregado graúdo, água e aditivos, o concreto emprega quantidades extremamente baixas de areia ou até mesmo não emprega areia. Seu principal objetivo é reduzir o acúmulo de água na superfície por conta das fortes chuvas, evitando, assim, as temidas enchentes. Além desta prevenção, eles também reduzem as ilhas de calor e promovem a manutenção de aquíferos subterrâneos.
Tipos de pavimentos permeáveis
Os pavimentos permeáveis de concreto podem ser executados através das seguintes tipologias de revestimentos:
- Pavimento intertravado com blocos de concreto
- Placas de concreto
- Blocos de concreto vazados
- Concreto moldado no local.
A escolha deve estar de acordo com as necessidades do local, pois cada revestimento interfere de forma diferente em relação a água que será absorvida.
Níveis de Infiltração
Os pavimentos permeáveis podem ser classificados em três categorias e a escolha entre os tipos irá depender das características da sua obra e tipo de solo.
Pavimento com infiltração total: todo o volume de água é direcionado ao subleito, ou seja, infiltrada no solo.
Pavimento sem infiltração: o volume da água é coletado por uma tubulação de drenagem que complementa a infiltração.
Pavimento com infiltração parcial: a água é coletada e direcionada para uma tubulação de drenagem.
Vantagens
Esse sistema é composto por um revestimento que permite a passagem da água através de uma camada formada por agregados com granulometria aberta, criando espaços que atuam como reservatórios.
O pavimento permeável também mantém a área permeável do terreno e apresenta o melhor custo benefício em relação a outros sistemas de drenagem, como trincheiras de infiltração ou reservatórios de retenção para manejar a água da chuva no próprio lote.
Desvantagens
O piso permeável, embora seja produzido com concreto – que é um material com alta resistência, não suporta cargas muito elevadas.
Peso, volume e até a forma de transporte de carga podem danificar o piso. Também óleos ou outros materiais contaminantes podem penetrar no pavimento e contaminar o solo. Por isso, sua utilização é recomendada em calçadas, pátios, estacionamentos e parques.
Normas NBR
A Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a norma ABNT NBR 16.416 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos, em 2015 e foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18).
O documento estabelece requisitos mínimos para projeto, especificação, execução e manutenção de pavimentos de concreto permeável, contemplando métodos de avaliação e desempenho essenciais para o bom funcionamento.
Engemix
A Engemix, soluções de concreto da Votorantim cimentos, oferece o Concreto Permeável, também conhecido como concreto drenante, para quem procura produtos de qualidade para as suas obras.
Conheça as vantagens de utilizar o concreto dosado em central e a diferença dele para o concreto preparado na obra