
A importância de uma boa iluminação
O excesso ou a falta de iluminação pode comprometer a qualidade do ambiente
Na prática, a importância da iluminação acaba não sendo levada em conta no sonho da construção da casa própria ou em obras de reformas. Mas a falta de uma boa iluminação pode comprometer não só o projeto de arquitetura como principalmente a qualidade do ambiente e a saúde das pessoas. “Muitas vezes, um ambiente mal iluminado é percebido como desagradável, porém os ocupantes não conseguem definir ao certo qual o problema do exatamente.
O contrário também acontece: um ambiente com um bom projeto de iluminação é percebido como agradável pelas pessoas, sem que elas consigam apontar a razão para essa percepção”, afirma o arquiteto e urbanista Rafael Lazzarini, especialista em conforto ambiental e conservação de energia pela FUPAM/USP e gerente de projetos sustentáveis do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações).
Segundo o arquiteto, além da quantidade de luz disponível, diversos outros afetam um projeto de iluminação. Além disso, devido à importância e complexidade, Lazzarini orienta que esses projetos sejam sempre desenvolvidos por um especialista.
Confira quais os principais pontos que devem ser considerados em um projeto de iluminação artificial:
-Analisar o tipo de ambiente que se pretende iluminar e a atividade que será desenvolvida no local;
-Escolher corretamente o tipo de lâmpada e de luminária para cada ambiente;
-Ficar atento para a temperatura de cor (mais quente ou mais fria), para o índice de reprodução de cor da lâmpada, que define o quanto a lâmpada consegue representar as cores de forma fidedigna, e a eficiência da lâmpada, que define quanto de iluminação ela produz para cada watt de potência.
-A principal tendência é a utilização de LED (Diodos Emissores de Luz), que a cada ano ganha em eficiência tecnológica e redução de custo.
Marcelo Di Benedetto e Fernanda Barreto tranformam móveis do lixo em arte, só com o concreto!