
Sistema de bombeamento de argamassa é eficiente
Sistema de projeção de massas dá menos trabalho e agiliza os serviços; conheça a Matrix
Já pensou poder armazenar até 28 toneladas de cimento no canteiro, sem ocupar muito espaço? É isso que o sistema de bombeamento de argamassa traz como vantagem principal, a um custo total menor que a solução convencional, virada em obra.
O cimento já vem misturado com a areia e a cal, bastando apenas acrescentar água para utilizar. A água é adicionada à mistura na quantidade exata através de um sistema acoplado, e pode ser entregue diretamente no ponto de aplicação – mesmo que ele esteja a 120 m de altura!
O sistema bombeado tem também desempenho superior – o acabamento apresenta melhor qualidade -, emprega menos mão de obra (e por isso menores custos) e não é necessário operar gruas e elevadores.
Apesar de todas as vantagens apresentadas, muitas construtoras ainda têm resistido à adoção de sistemas industrializados e automatizados. Segundo Charles Barroso, consultor de operações do sistema Matrix, da Votorantim Cimentos, se for feito apenas uma comparação simples de preços dos materiais, o sistema de bombeamento parecerá mais caro.
O correto é comparar todo o processo de execução, e verificar a diferença na quantidade de pessoas trabalhando na obra, a não necessidade do uso de equipamentos como gruas e elevadores, que refletem diretamente na redução de custos, a redução do tempo de obra e a menor incidência de fissuras sobre os acabamentos prontos – o que sempre gera reparos e mais custos.
Barroso explica que a bomba pode ser instalada em qualquer obra. Quem não souber operar as máquinas, não precisa se preocupar. A Matrix oferece treinamento específico. “O sistema é tão simples que não há necessidade de ter supervisores da Votorantim Cimentos no canteiro, fiscalizando os serviços”, assegura.
Foto: Marcelo Scandaroli
Confira como a Votorantim Cimentos faz o controle de prazos das suas entregas, garantindo a satisfação dos clientes.