
Uso de caminhão de concreto como fornecedor de materiais deve ser planejado
Utilizar um caminhão-betoneira requer planejamento para que o orçamento da sua obra não seja afetado por possíveis erros
Uma grande obra requer grande atenção, afinal, são muitos detalhes que precisam ser supervisionados e muitos materiais envolvidos na construção. A utilização do caminhão de concreto, ou caminhão betoneira, é necessário para o bom desempenho, rapidez e qualidade da obra, porém, é preciso que o engenheiro responsável fique atento na entrega e em como esse material será utilizado.
Ao chegar o caminhão de concreto no canteiro de obras, o técnico responsável pelo recebimento do material deve seguir alguns protocolos, como: conferir a documentação de entrega, verificar a descrição do material antes de fazer a descarga, conferir se o que foi entregue é o que foi solicitado e conferir o lacre da bica antes que seja rompido. Caso exista alguma divergência nas informações, o indicado é não receber o material. Isso evita prejuízo.
Caminhão de concreto: cuidados
O concreto é um material muito delicado e com algumas especificidades. É preciso conhecê-lo de forma adequada para que tudo corra bem e o tempo da obra seja otimizado. O bom uso do concreto pede plano prévio de concretagem, que leva em conta o tipo de mistura, a geometria das fôrmas, o espaço livre no canteiro para execução de serviços e o cronograma de obras. É essencial que todo o concreto recebido esteja dentro das fôrmas em no máximo duas horas e meia (150 minutos) após a primeira adição de água à central dosadora. Se passar mais tempo, o material, inutilizado, terá de ser descartado.
Planejamento certo
Na hora de pedir o concreto industrializado, tenha um bom planejamento. Como o concreto dosado em central é uma carga perecível, a execução da concretagem precisa ser planejada para que não aconteça estresse durante a logística. Você pode avaliar a quantidade de concreto que será utilizado e o número de caminhões de acordo com o volume das fôrmas que serão preenchidas.
Avaliar a mão de obra da construção e averiguar a disponibilidade da equipe responsável pela concretagem é outra maneira de evitar o vencimento do material, assim você estipula o intervalo da chegada entre um caminhão de concreto e outro.
Cálculo de uso
A empresa fornecedora do concreto, geralmente, utiliza um cálculo que poderá te auxiliar. Porém tem uma forma simples que calcula o m³, pois é assim que ele é vendido. Basta considerar comprimento x altura x largura para obter o resultado em metros cúbicos, que no exemplo deu 6,6.
Exemplo: 10 x 6 x 0,11 = 6,6m³
Para soluções em concreto, conheça a Engemix, serviço de concreto da Votorantim Cimentos. Acesse o site aqui.
Quer resistência e durabilidade com um tempo de obra reduzido? Então conheça melhor o concreto bombeado.