Votorantim Cimentos
Publicado em 20/04/2017Execução de encunhamento exige cuidado
Levantamento da alvenaria é feito sem tocar na estrutura superior. Na parede ao fundo é possível notar o encunhamento na linha cinza que liga os blocos à lajeCréditos: Aisyaqilumaranas/ Shutterstock

Execução de encunhamento exige cuidado

Responsável por preencher a última fiada da parede, encunhamento requer argamassas específicas ou espuma de poliuretano. Entenda

A ligação alvenaria-estrutura, também conhecida como encunhamento, consiste no preenchimento da última fiada da parede. A execução não é feita com blocos, mas sim com argamassas ou espuma de poliuretano.

Há diversas opções de materiais que podem ser utilizados no encunhamento. Dentre eles, destacam-se os seguintes sistemas:

– Argamassa com expansor;
– Argamassa com baixo consumo de cimento e alto consumo de cal hidratada
– Argamassa industrializada (desde que tenha baixo módulo de deformação)
– Poliuretano expansivo (desde que fique garantida a estabilidade da alvenaria)

Atendendo aos requisitos das NBR 7200/1998 e NBR 13281/2005, a argamassa 1201 Matrix Assentamento de Vedação e a 5201 Múltiplo Uso, é recomendada para a ligação entre alvenaria e estrutura. O material é composto por uma mistura de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos.

Cuidados com encunhamento

Para executar o encunhamento, é necessário preencher a folga entre a viga e a alvenaria em toda a sua espessura com o material especificado, estabelecendo aderência entre os dois elementos. Mas para evitar patologias, como fissuras, é necessário tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é certificar-se de que a estrutura foi finalizada com 60 dias de antecedência. “Dessa forma, boa parte da deformabilidade estrutural já estará realizada”, explica o engenheiro César Zanchi Daher, diretor e presidente da Dahertec.

Antes de começar a aplicação da argamassa ou poliuretano, o local deve estar limpo e com as paredes umedecidas. Durante a execução, é necessário fazer o monitoramento de recalques das fundações. “Isso evita pontos com diferenciais de velocidades”, conta o engenheiro.

Em edificações com mais de um pavimento, a execução deve começar dos níveis mais elevados até chegar ao térreo, permitindo que os pavimentos inferiores suportem melhor as deformações.

A aplicação dos produtos pode ser feita com equipamentos específicos de projeção de argamassa ou por meio das bisnagas.

Agora que você já conhece os cuidados necessários com o encunhamento, confira também uma matéria sobre capacitação de funcionários.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também