Publicado em 18/12/2013Veja dicas para construir um jardim vertical

Veja dicas para construir um jardim vertical

Construção de muros verdes com blocos de concreto não exige impermeabilização

O jardim vertical, ou muro verde, nada mais é que uma superfície sobre parede adaptada para receber diferentes espécies de plantas. Sua execução pode ser feita com blocos especiais de concreto, em diferentes opções de formato. Os modelos mais comuns de bloco são retangulares (39 cm de comprimento, 19 cm de altura, 14 cm de largura) ou arredondados (39 cm X 19 cm X 9 cm de largura na face menor, ou 21 cm, na maior). Os últimos, assentados, assumem forma semelhante à de uma colmeia.

No modelo arredondado, também conhecido como zigue-zague, peças são intercaladas. Por isso é preciso usar uma meia-peça (19 cm X 19 cm X 9 cm) para amarração nas extremidades do muro, segundo informa a arquiteta e urbanista Ligia Franco De Rosa, do grupo Resolve Franchising, Instituto da Construção.

O muro poderá ser construído sem parede de apoio, mas também é possível assentar os módulos sobre parede pré-existente. Neste caso, a Votomassa Cola Tudo Cinza pode ser aplicada tanto na alvenaria existente como no verso de cada bloco, para melhor fixação. Em jardins verticais sem parede posterior, a argamassa também deve ser utilizada entre os blocos assentados.

“Ao utilizar blocos de concreto, independente do modelo, é preciso usar ferragens entre os módulos para estruturar as peças, mesmo que exista uma parede de apoio. As ferragens criam a sustentação adequada para o jardim. É importante ter um projeto arquitetônico ou paisagístico em mãos, que especifique altura e comprimento do jardim, e seus pontos de amarração”, recomenda a arquiteta.

Duráveis e resistentes, os blocos de concreto não necessitam de proteção especial, mesmo considerando que receberão água da rega das plantas. Podem ser pintados e suas faces internas não pedem impermeabilização. É importante, no entanto, impermeabilizar o lado oposto da parede de apoio (posterior ao jardim vertical), quando existir uma. Para tanto, basta aplicar Votomassa Membrana Impermeabilizante, com trincha ou rolo de pintura. Para informações sobre os produtos Votomassa clique aqui.

Votorantim Cimentos e Conx construtora ganham prêmio master imobiliário 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X