Publicado em 21/05/2013Uso de pavimentos permeáveis pode reduzir alagamentos

Uso de pavimentos permeáveis pode reduzir alagamentos

Curso da ABCP ensina sobre pavimentos intertravados, que diminuem problemas com enchentes

Chuva é quase sempre sinônimo de enchente nos centros urbanos. Um dos motivos é a intensa impermeabilização dos solos com o asfalto das ruas, o que impede a absorção da água. Para reduzir alagamentos de maneira eficaz, uma alternativa é investir na implantação de pavimentos permeáveis à base de concreto, que favorece o escoamento e reduz o acúmulo superficial em até 100%.

A tecnologia, bastante utilizada na Europa e nos Estados Unidos, já é empregada no Brasil, e foi tema do curso Projeto e Construção de Pavimentos Permeáveis, oferecido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em abril. “O curso tratou do pavimento intertravado permeável, sistema que une drenagem e pavimento”, explica Mariana Marchioni, da ABCP. A associação acredita que a demanda por esse sistema deverá crescer, devido às novas legislações municipais que exigem soluções de drenagem urbana.

O pavimento permeável é recomendado em estacionamentos, pátios residenciais, comerciais e industriais, vias para tráfego de veículos leves e passeios públicos. O sistema é composto por uma camada de brita, na base do piso, que filtra a água da chuva, retendo resíduos sólidos que deixam de contaminar o solo e lençóis freáticos.

Participaram do curso gestores públicos, profissionais e estudantes da área da construção civil. Para mais informações e novas datas do curso, acesse o site.

Pavimentos asfálticos podem ser recapeados com Whitetopping

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X