Publicado em 03/12/2013Uma obra limpa evita danos aos materiais investidos

Uma obra limpa evita danos aos materiais investidos

Cuidados simples e baratos evitam danos em pisos, janelas e portas durante a reforma

Ser um bom profissional de obras também significa ter consideração e muito cuidado com os materiais investidos pelo cliente na construção.Vidros, porcelanatos, esquadrias metálicas, pisos de madeira ou ladrilhos hidráulicos, entre outros materiais finos e delicados, pedem proteção contra sujeira, manchas e queda de objetos pontiagudos. Manter a obra limpa garante maior controle e é um ótimo primeiro passo!

Respingos de argamassa e tinta podem manchar, para sempre, revestimentos que custaram muito dinheiro, e tentar afastar as machas com uma espátula ou palha de aço poderá riscar ainda mais as peças, e piorar a situação. O jeito é prevenir, para que nada disso tenha que ser feito. Antes de começar os serviços, portanto, é fundamental proteger pisos, portas e vidros com plástico, jornal, mantas ou papelão.  A receita é simples e custa muito menos do que ter que ressarcir o cliente dos prejuízos com o descuido.

De acordo com o professor José Alberto Rodrigues, supervisor pedagógico do Instituto da Construção de Campo Limpo, vidros e portas são protegidos com papelão ou jornal, fixados com fita adesiva. “O papelão usado é o comum, de embalagens, ou caixas de eletrodomésticos. Também pode ser comprado por metro, em lojas de embalagens. Tanto o papelão quanto o jornal servem para proteger pisos e janelas”, indica.

Já as mantas são cobertores de segunda linha, vendidos em lojas de produtos de cama, mesa e banho. A proteção dupla para pisos – com papelão e manta, ou papelão e jornal – reforçam a superfície contra riscos e queda de ferramentas, ou movimentação de escadas. “Jornal e plástico são opções mais baratas que também funcionam contra respingos de tintas e massas”, conclui o professor. Tomar as precauções necessárias e sempre manter a obra limpa asseguram que nada saia danificado.

Confira dicas para ser um profissional melhor e sempre indicado às próximas obras

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X