Publicado em 23/12/2013Terraplanagem: como evitar a erosão do solo

Terraplanagem: como evitar a erosão do solo

Erosão do solo não pode ser eliminada, mas deve ser reduzida ao máximo

Procedimentos planejados de terraplanagem são condição básica para fazer cortes, escavações e aterros sem deslizamentos de terra. Tanto os estudos preliminares do terreno, quanto o projeto e sua execução requerem acompanhamento de um engenheiro geotécnico ou civil experiente em comportamento de solos. Para o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) Marcos Massao, é preciso ter uma visão global do entorno da obra – terrenos vizinhos e suas adjacências, que podem sofrer com efeitos danosos de terraplanagens irregulares, como desabamentos e erosão do solo.

“Erosão é o destacamento e o transporte do solo, de um lugar de origem para outro. O escorregamento envolve a perda de estabilidade do solo, formando o que chamamos de superfície de deslizamento”, ensina. Nos dois casos, as consequências do descuido podem ser catastróficas. Se a escavação é feita ao redor de córregos ou baixadas, devem ser previstos diques de contenção do material erodido (nunca é possível evitar totalmente a erosão do solo).

Em relação às movimentações de terra, o material não pode ser levado pelas águas – isso gera assoreamento de canais, córregos e rios, entre alguns outros problemas de drenagem. Nos aterros compactados, por sua vez, as chuvas podem comprometer a qualidade da obra, pois o controle da umidade fica dificultado.

Impactos ambientais são minimizados a partir de atitudes simples do dia-a-dia, como proteger perímetros para reter sedimentos, usando calhas, canaletas e tapumes, e não deixar que os solos se contaminem com óleos, graxas e outros químicos geralmente usados no canteiro, pois eles podem chegar a lagos e rios ou atingir o lençol freático.

“O descarte de resíduos, como materiais de construção ou mesmo solo de escavações, em locais impróprios também gera os mesmos problemas”, conclui Massao.

Tecnologia de contenção mistura cimento ao solo para aumentar capacidade de carga do terrenoBotão Site
Compartilhe esta matéria

Veja também

X