Publicado em 30/12/2019Suvinil lança primeira biblioteca BIM para tintas imobiliárias
Os objetos digitais da Suvinil serão disponibilizados na plataforma BIM Object em três idiomas: inglês, português e espanhol.Créditos: Shutterstock

Suvinil lança primeira biblioteca BIM para tintas imobiliárias

A marca está disponibilizando mais de 30 produtos na plataforma para as ferramentas Archicad e Revit

Várias empresas estão acompanhando a movimentação da indústria 4.0 e implementando novas tecnologias em seus processos, tais como: – Internet das Coisas (IoT), Big Data e, principalmente, o Building Information Modeling (BIM), que será exigência em todos os projetos a partir de 2021.

De acordo com Sérgio Leusin,sócio-gerente da Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos (GPD) e autor do livro “Gerenciamento e coordenação de projetos BIM: Um guia de ferramentas e boas práticas para o sucesso de empreendimentos”, o BIM é uma nova forma de se fazer projetos, gerenciamento de obras e até a manutenção do edifício.

E esse novo processo é baseado num conceito de objetos BIM, que é um descritivo de uma parte virtual da edificação, ou seja, no BIM é possível realizar uma construção virtual onde cada pecinha colocada dentro da construção virtual equivale a um componente real. Entre os componentes, podemos citar as vigas, portas e janelas virtuais. Esses objetos trazem com eles as características do objeto que será efetivamente aplicado na obra, então, o grande interesse dos fornecedores é apresentar e fornecer aos projetistas objetos que reflitam efetivamente a funcionalidade de desempenho dos produtos deles, ou seja, “se o fornecedor disponibilizar esses  objetos os projetistas vão poder utilizar esses objetos nessa construção virtual que são os objetos que vão carregar não só a especificação e as características daquele produto, mas também os desempenhos daquele produto, e isso vai poder ser utilizado em análise de desempenho, simulação de análise de desempenho ambiental, consumo de carbono etc”, destaca Leusin.

 

Biblioteca BIM: a solução da Suvinil

 

A Suvinil está disponibilizando mais de 30 produtos na plataforma para as ferramentas Archicad e Revit, compatíveis com o padrão global exigido para a troca de dados da indústria da construção, o Industry Foundation Classes (IFC). A marca é uma das lideranças no segmento de tintas imobiliárias e a primeira a lançar na América do Sul uma biblioteca BIM que reúne diversos objetos do mundo todo, bem como a descrição completa de produtos em um só lugar, facilitando assim, a troca de informação entre os diversos setores envolvidos na implementação de um projeto de construção civil.

“Quando você faz uma biblioteca de objetos você está disponibilizando essas informações e possibilitando colocar em projetos as especificações exatas do produto, ou seja, se eu especifico lá que a tinta é Suvinil com a referência tal, é aquela que terá que ser utilizada no projeto”, detalha. Geralmente, uma especificação desse tipo é feita apenas nas etapas  mais adiantadas do processo – quando já está sendo definido que tipo de produto que será efetivamente utilizado no projeto.  “No que se refere ao segmento de tintas imobiliárias, no início é possível especificar que a tinta utilizada será PVA, depois, que a tinha será PVA, da Suvinil, na cor x e da referência tal”, destaca o especialista no tema.

 

Os objetos digitais da Suvinil serão disponibilizados na plataforma BIM Object em três idiomas: inglês, português e espanhol e para acessá-los é necessário realizar o registro gratuitamente no site e concordar com os termos e condições do sistema.

 

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X