
Sustentabilidade em alta
Brasil alcança o quarto lugar no ranking mundial de construções sustentáveis
Podemos dizer que a sustentabilidade está em alta. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de empreendimentos registrados (certificados e em processo de certificação) no sistema de certificação LEED de construções sustentáveis, segundo o órgão internacional Green Building Council (US GBC).
De 2007, ano em que o País contava com apenas oito projetos registrados no sistema, a maio de 2012, o total de empreendimentos buscando a certificação LEED atingiu a marca de 543, sendo 54 certificados e 490 em processo de certificação.
O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com um total de 40.262 construções sustentáveis, seguido pela China, com 869, e os Emirados Árabes Unidos, com 767. O mercado brasileiro de construção civil tem reconhecido os benefícios econômicos, sociais e ambientais da construção sustentável.
O avanço do setor torna real nossa meta de fechar o ano com 650 empreendimentos registrados no sistema LEED de certificação. Hoje toda a cadeia está envolvida na redução dos impactos, não faltam profissionais, materiais e nem benefícios. Basta vontade de mudar para que esses números cresçam ainda mais, afirma Marcos Casado, gerente técnico do GBC Brasil, organização mundial representante oficial do LEED em território brasileiro.