Votorantim Cimentos
Publicado em 26/02/2013Sustentabilidade em alta

Sustentabilidade em alta

Brasil alcança o quarto lugar no ranking mundial de construções sustentáveis

Podemos dizer que a sustentabilidade está em alta. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de empreendimentos registrados (certificados e em processo de certificação) no sistema de certificação LEED de construções sustentáveis, segundo o órgão internacional Green Building Council (US GBC).

De 2007, ano em que o País contava com apenas oito projetos registrados no sistema, a maio de 2012, o total de empreendimentos buscando a certificação LEED atingiu a marca de 543, sendo 54 certificados e 490 em processo de certificação.

O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com um total de 40.262 construções sustentáveis, seguido pela China, com 869, e os Emirados Árabes Unidos, com 767. O mercado brasileiro de construção civil tem reconhecido os benefícios econômicos, sociais e ambientais da construção sustentável.

O avanço do setor torna real nossa meta de fechar o ano com 650 empreendimentos registrados no sistema LEED de certificação. Hoje toda a cadeia está envolvida na redução dos impactos, não faltam profissionais, materiais e nem benefícios. Basta vontade de mudar para que esses números cresçam ainda mais, afirma Marcos Casado, gerente técnico do GBC Brasil, organização mundial representante oficial do LEED em território brasileiro.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X