Votorantim Cimentos
Publicado em 14/10/2014Sistema de drenagem de pisos: saiba como fazer
Cálculo de sistema de drenagem precisa ser definido em projeto por responsável técnicoCréditos: Shutterstock

Sistema de drenagem de pisos: saiba como fazer

Sistema de drenagem de chuvas eficaz depende de cálculos que definem dimensão dos tubos

O sistema de drenagem coleta e direciona as águas das chuvas para as redes públicas coletoras. É necessário seguir um projeto elaborado por engenheiro especializado para a execução do serviço. Baseado em normas técnicas, o projetista realiza o cálculo da vazão.

O objetivo é verificar quantos litros de água pluvial deverão escoar por segundo, para dimensionar a tubulação de drenagem. “O cálculo incorreto poderá comprometer todo o sistema, causando alagamentos e até deslizamentos de terra”, alerta o engenheiro Flávio Paulino de Andrade, gestor de Projetos da MRV Engenharia.

O cálculo depende do índice pluviométrico – volume, intensidade e o tempo de recorrência das chuvas locais. Segundo Andrade, “uma região onde as chuvas são mais intensas e volumosas pede por sistema de componentes robustos [tubulações com diâmetros, grelhas e caixas maiores]”.

Outro fator que interfere nos resultados do cálculo de vazão para o sistema de drenagem é o tipo de revestimento do piso que será drenado. Andrade explica que a velocidade de escoamento da água varia de acordo com a rugosidade da superfície. Em um piso regular e liso (cerâmicos, por exemplo), a água vai escoar mais rápido do que em superfícies irregulares.

Cálculo de vazão em sistema de drenagem

Para calcular a vazão, pode ser utilizada a seguinte equação: V = (H x S)/3600, onde:

V = vazão total (litros/segundo);

H = índice pluviométrico;

S = área da superfície a ser drenada (m2).

Esse cálculo aponta para o número de saídas das calhas: N = V/V tubo, em que:

N = número de tubos de saída

V = vazão total (litros/segundo)

V tubo = vazão de cada tubo de drenagem (litros/segundo).

As tabelas de intensidade pluviométrica média das diferentes regiões do país, e a vazão dos tubos de drenagem para diferentes declividades, podem ser consultadas nas fichas técnicas dos produtos Tigre – fabricante nacional de tubos e conexões.

Concreto permeável: tecnologia pode ser aplicada para reduzir riscos de enchentes e melhorar a infiltração de água no solo

Botão Site

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X